IPI de carros subirá a partir de outubro

Ele deu como exemplo os veículos populares, até 1.000 cilindradas, cuja alíquota de IPI em outubro passará de zero para 1,5%; subindo para 3% em novembro; para 5% em dezembro; e voltando para 7% em janeiro.
Veículos de maior potência a gasolina, que tiveram redução da alíquota original de 13% de IPI para 6,5%, terão o IPI majorado para 8% em outubro. Em novembro, a alíquota subirá a 9,5%, chegando a 11% em dezembro. Em janeiro, o índice de 13% será retomado.
O governo não informou como será o aumento escalonado da alíquota dos veículos flex com potência de 1.000 cilindradas a 2.000 cilindradas. O IPI para esses carros era de 11% e caiu para 5,5%.
A redução do Imposto sobre Produtos Industrializados para veículos foi adotada pelo governo no fim do ano passado, com o objetivo de amenizar as fortes quedas de vendas, diante da crise financeira global. A medida terminaria de valer no fim deste mês, mas foi prorrogada até setembro.
Posteriormente, o governo também reduziu IPI para caminhões, eletrodomésticos da linha branca (geladeira, fogões) e material de construção civil, beneficiando a recuperação na vendas.
Barbosa explicou que para trigo e pão francês, o governo zerou a alíquota de 9,25% de PIS/Cofins, já em maio de 2008. "Havia a preocupação com o retorno da inflação e também a restrição de exportações argentinas ao Brasil", lembrou o secretário. Também essa desoneração, que venceria agora, foi prorrogada até 31 de dezembro de 2010.
Ao anunciar a prorrogação das desonerações para todos esses setores, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse hoje que o setor automotivo brasileiro "foi um dos mais rápidos" a se recuperar da crise em todo o mundo.