Burocracia deixa portos nacionais lentos, observa o ex-ministro Pedro Brito

Durante a apresentação, Brito falou dos problemas dos portos brasileiros e de algumas obras que estão sendo feitas. Para ele, entre os principais entraves para o crescimento dos portos estão a falta de gestão profissionalizada, ausência de planejamento, a escala tamanho e capacidade e a burocracia.
“A burocracia nos portos brasileiros faz com que uma mercadoria demore, em média, 5,4 dias para ser liberada, quando nos demais países esse prazo é de apenas um dia, em média”, detalhou Brito. Ele ainda afirmou que 95% das exportações brasileiras passam pelos portos.
A presidente da CI, Lúcia Vânia (PSDB-GO), elogiou a indicação. “Foi uma exposição extremamente lúcida e agradou, tenho certeza, a maioria dos senadores. É um técnico altamente qualificado e acredito que poderá fazer muito na Antaq”, afirmou a senadora.
Pedro Brito é formado em Economia, com mestrado em Administração Financeira. Foi ministro da Integração Nacional entre março de 2001 e março de 2007. Ele deixou a pasta para assumir a Secretaria de Portos, onde se manteve até o final do governo Lula.