Histórico


Às 09:30 hs do dia 14/01/1994, nas dependências especialmente cedidas pela Administração do Porto de Itajaí, acontecia a Assembléia Geral de Constituição do Órgão Gestor de Mão de Obra do Trabalho Portuário Avulso do Porto de Itajaí.

A Assembléia se realizava por solicitação do Conselho de Autoridade Portuária do Porto de Itajaí - CAP, destacando o interesse de todas as partes em implantar por completo a estrutura de modernização portuária, prevista na Lei 8.630/93.

Faziam-se presentes, os Operadores Portuários:

Agência Marítima Orion Ltda, Agência Marítima Osny S/A, Rocha Agência Marítima Ltda, Portobello - Comércio, Transportes, Distribuição e Armazéns Gerais Ltda, Litoral Agência Marítima Ltda, Lachmann Agências Marítimas S/A, Brasfrigo S/A, Agência Marítima Universal Ltda, Empresa Marítima e Comercial Ltda, Marcon Serviços de Despachos em Geral Ltda , Brascon Cia. Brasileira de Transportes e Conteinerização, Sernaval Serviços de Reparos Navais e Agenciamento Marítimo Associados Ltda, Agência de Vapores Grieg S/A, Samarco Agência Marítima e Comercial Ltda, Administração do Porto de Itajaí.

Demais presentes:

Sindicato dos Estivadores, Sindicato dos Conferentes, Sindicato dos Consertadores, Sindicato dos Empregados da Administração do Porto de Itajaí, SATPACASRRBLOMIN, G.Miranda Agência Marítima Ltda e Membros do CAP.

Após ampla e detalhada discussão, o Estatuto foi aprovado por unanimidade dos Operadores Portuários, tendo também os demais presentes convidados, em especial os representantes da mão de obra, manifestado sua plena concordância.

A primeira sede foi instalada em outubro de 1996, na Rua Cel. Eugênio Muller, 405, em frente à entrada principal do Porto de Itajaí. Após algumas alterações de endereço, a sede retorna para o endereço inicial, com as devidas ampliações de espaço, atendendo o desenvolvimento das atividades, e facilitando o acesso dos Trabalhadores Portuários.

O OGMO conta com suas áreas administrativa, contábil / financeira e operacional, devidamente estruturadas, com Ambulatório, 02 (duas) salas exclusivas para cursos de qualificação e aperfeiçoamento, ponto da chamada eletrônica e 01 (um) Posto de Atendimento Bancário exclusivo.

Em outro espaço anexo, estão instaladas as equipes de bombeiros e socorristas, com ambulância totalmente equipada, mais um terreno denominado de estacionamento aos TPAs.

Nos últimos anos, vários acordos coletivos de trabalho foram realizados entre TPAs e Patronal, visando sempre a competitividade do Porto de Itajaí.

Cabe ao OGMO, divulgar e aplicar durante o ano, vários Cursos de Qualificação Profissional para os Trabalhadores Portuários e para os Trabalhadores das Atividades Correlatas dos setores marítimo e portuário. Esses cursos são programados pela Diretoria de Portos e Costa da Marinha do Brasil.

Atualmente, nossa área de Tecnologia da Informação, está desenvolvendo um novo sistema de chamada eletrônica.

  •   Av. Coronel Eugenio Muller, 405
         Centro, Itajaí - SC
  •   (47) 3241-9100
  • ogmo@ogmoitajai.com.br
  • CNPJ: 86.934.536/0001-08. IE: isento.