Notícias


Portos brasileiros discutem ações para cumprir Política Nacional de Resíduos Sólidos

Os administradores dos portos brasileiros, coordenados pela Secretaria de Portos (SEP) da Presidência da República, precisam correr para adequar os processos portuários à nova Política Nacional de Resíduos Sólidos, sancionada em 3 de agosto pelo presidente Lula.

Reaproveitar resíduos das operações portuárias, capacitar profissionais e desocupar áreas de risco estão entre as ações mais urgentes que necessitam serem colocadas em prática.

De acordo com o diretor do Departamento de Revitalização e Modernização Portuária da SEP, Antonio Maurício Ferreira Netto, a nova política federal não permitirá a saída de resíduos dos portos nacionais para áreas urbanas.

Realizado na última semana, em Brasília, o 1° Seminário de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos e Efluentes nos Portos Organizados Brasileiros reuniu estudiosos de diversas universidades federais para captar recursos técnicos e viabilizar um programa de adequação ambiental dos portos.

Considerando a precariedade da formação profissional e das estruturas de meio ambiente nos portos brasileiros, o evento foi fundamental para estabelecer métodos de execução de acordo com o Programa de Conformidade Gerencial de Resíduos Sólidos e Efluentes dos Portos, que será coordenado cientificamente pelo Instituto Virtual Internacional de Mudanças Globais (Ivig), órgão ligado à Coppe/UFRJ.

O coordenador executivo do Ivig, Marcos Freitas, explica que as Autoridades Portuárias precisarão, inicialmente, coletar e detectar os tipos de resíduos gerados pela atividade portuária para conhecimento do problema.

A partir daí, serão analisadas possíveis alternativas de solução para saber como aplicar esses resíduos, que podem ser incinerados ou até mesmo gerar energia para os portos. “Isso é só a ponta do iceberg. Com a revitalização dos portos, poderemos descobrir novas formas de geração de energia, como por meio das ondas do mar”.

Os terminais privados que operam nos portos nacionais, ressalta Freitas, terão de responder às Autoridades Portuárias e também se adequar para cumprir as diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

  •   Av. Coronel Eugenio Muller, 383 - Centro, Itajaí - SC
  •   (47) 3241-9100 | (47) 98805-3702
  • ogmo@ogmoitajai.com.br