Maersk Oil compra fatias de blocos de petróleo no Brasil
A dinamarquesa Maersk Oil, do grupo A.P. Moller – Maersk Group, acertou a compra da SK do Brasil Ltda. com a SK Energy, uma das maiores empresas de refino de petróleo da Coreia do Sul, por US$ 2,4 bilhões.A aquisição dá a Maersk Oil acesso à áreas do pré-sal na costa do Brasil. O negócio inclui três blocos, sendo 40% do BM-C-8 que inclui o campo de Polvo; 20% do BM-C-30 que inclui a descoberta Wahoo; e 27% do BM-C-32 que inclui a descoberta de Itaipu.
“Esse investimento contribui significativamente para a substituição das reservas Maersk Oil no longo prazo. Agora, vamos expandir a atuação para uma das regiões mais mais atraentes do mundo para a exploração e produção de petróleo”, avalia o CEO do grupo, Nils S. Andersen.
A Maersk Oil destacou que campo de Polvo oferece uma produção corrente líquida de aproximadamente 10 mil barris de petróleo por dia. Já os campos de Wahoo e as descobertas Itaipu serão avaliados em 2011 e deve ser possível produzir o primeiro óleo em 2016 e 2018, respectivamente.