Advent adquire 50% do TCP
Investimentos incrementarão capacidade em 70%.A Advent International anunciou a aquisição de 50% do capital social do TCP (Terminal de Contêineres de Paranaguá), por um valor ainda não divulgado.
Estima-se que o investimento da companhia global de private equity - ainda sujeito à aprovação de orgãos reguladores - eleve em até 70% a capacidade nas instalações do terminal, considerado o terceiro maior terminal portuário para cargas conteinerizadas em operação no País.
Entre as melhorias previstas, está a aquisição de novos equipamentos, como portêineres post-panamax e empilhadeiras, e a expansão da área portuária com a construção de um terceiro píer de atracação com extensão de 315 metros, que permitirá a operação de três embarcações simultaneamente.
Além disso, o TCP também pretende atuar em segmentos adjacentes de logística, a fim de oferecer soluções logísticas completas na cadeia de transporte a seus clientes. A movimentação atual do terminal é de aproximadamente 675 mil Teus (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) ao ano, e passaria para 1,2 milhão de Teus ao ano com os investimentos da Advent.
As obras de ampliação do cais deverão gerar aproximadamente 200 empregos diretos e 100 indiretos durante sua execução, além de 90 empregos diretos e 500 indiretos permanentes depois de concluída.
"Atualmente somos um dos maiores operadores aeroportuários da região, administrando aeroportos no México e República Dominicana. Estamos certos de que poderemos gerar valor para o TCP, seus clientes e parceiros e confiantes de que obteremos sólido crescimento nos próximos anos", afirmou o Managing Director da Advent International no Brasil, Luiz Antonio Alves.
O diretor-geral do TCP, David Simon, reforçou a escolha do grupo para incrementar as atividades do terminal de Paranaguá. "Depois de analisarmos diversas opções, concluímos que a associação com a Advent International é sem dúvida aquela que nos permitirá acelerar o processo de crescimento e geração de valor no TCP, que se traduzirá em melhores serviços para nossos clientes" conclui o executivo.