Dragagem de aprofundamento do Porto de Itajaí começa até março
O Porto de Itajaí, em Santa Catarina, mudará de cara em 2011. Tudo porque foi confirmado para até o dia 31 de março o início da esperada dragagem de aprofundamento do complexo portuário. Com a realização da obra, os canais de acesso e a bacia de evolução do porto passarão dos atuais 11 metros para 14 metros de profundidade.O anúncio da data de início dos trabalhos foi feito ontem pelo superintendente do Porto de Itajaí, Antonio Ayres Júnior. Ele recebeu os representantes da empresa Jan De Nul do Brasil Dragagem, que venceu a concorrência pública internacional para a execução do serviço. A obra está estimada em R$ 55 milhões e consta no Programa Nacional de Dragagem (PND).
O diretor da empresa, Mick Formesyn, deu a garantia que o equipamento está em Itajaí até o final de março, para que os trabalhos sejam iniciados na sequencia. “Traremos para Itajaí uma draga recém-construída, que sairá do estaleiro na Espanha, passará por uma série de testes e virá diretamente para cá”.
O equipamento citado pelo executivo é a draga Charles Darwin, com 223 metros de comprimento, 40 metros de boca e capacidade de 30,5 mil m³. “Essa draga será a maior e mais potente draga em operação no Brasil e, com certeza, vai nos possibilitar executar um excelente trabalho”.
Além da Charles Darwin, a Jan De Nul deverá trazer uma draga de menor porte, para executar os trabalhos nas laterais do rio e em outros pontos onde o equipamento de grande porte não reta acesso. “Esse encontro nos deixou bastante otimistas com relação a execução dos serviços de dragagem e o cumprimento do cronograma, estabelecido no contrato formalizado entre a Jan De Nul e a Secretaria de Portos, que é a contratante”, afirmou o superintendente Ayres