Anfavea já fala em melhor ano da história em vendas
Com o IPI menor prorrogado, a indústria automobilística deve registrar em 2009 "o melhor ano da história" em vendas, batendo os números recordes de 2008, sinalizou o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Jackson Schneider."A desoneração propiciou a retomada de energia pelo setor automobilístico", disse ele. Ao confirmar o impulso nas vendas, ele informou que o resultado do primeiro semestre deve ficar "de 1% a 2%" acima do resultado de igual período do ano passado.
"Nós devemos fechar o primeiro semestre este ano, em vendas de mercado interno, com um número maior do que fizemos no primeiro semestre do ano passado, que já foi recorde", explicou ele.
"Devemos estar quebrando o recorde de vendas no final deste mês", continuou ele. "E se continuarmos nesse ritmo, devemos ter o melhor ano da história", complementou. Ele disse que "há uma demanda reprimida no Brasil." Segundo ele, na comparação com a taxa de habitantes, há oito pessoas para um carro no país. "Na Argentina, a relação é de cinco por um", citou, argumentando que "há espaço a explorar".
"Quando foi anunciada a redução do IPI, o ritmo de vendas estava caindo de 10% a 20% por mês, e estávamos com mais de 300 mil carros em pátio", disse ele. "Se nós não tivéssemos essa redução de IPI, provavelmente, a história da indústria automotiva brasileira, em termos de desempenho, teria sido terrivelmente pior este ano", afirmou.
Segundo ele, a prorrogação do IPI "é um passo importante" para consolidar a recuperação das vendas de automóveis . Ele afirmou ainda que será mantido o acordo feito com os sindicatos para manutenção de empregos na indústria automobilística. "Nós vamos respeitar exatamente esse desenho", disse Schneider.