Xangai – O maior porto de contêineres do mundo
O crescimento do comércio internacional, principalmente no sul da China fez com que o Porto de Xangai ultrapasse o Porto de Cingapura, que mantia a liderança na movimentação de contêineres do mundo.Em 2010, o porto chinês foi o terminal que mais movimentou contêineres no globo, ajudado pelo crescimento contínuo do comércio da China.
O Porto movimentou 29.050 mil contêineires (equivalentes a uma unidade de 20 pés) em 2010, um aumento de 16,2% sobre o volume de 25 milhões de TEUs movimentados em 2009.
Xangai registou cerca de 650.000 TEUs a mais do que a marca de 28,4 milhões de TEUs movimentados pelo Porto de Cingapura em 2010, em 2009, este registro foi de 9,9%, de acordo com a Autoridade Marítima e Portuária de Cingapura.
Pelos números, o indice de frete de Xanghai subiu para cerca de 650 milhões de toneladas em 2010, mantendo a sua liderança global, de acordo com o comunicado.
Cingapura se tornou o porto de maior movimentação de contêiner do mundo em 2005, após seu antecessor, o Porto de Hong Kong. Em 2001, Shanghai operava menos da metade dos contêineres movimentados por Cingapura.
O governo chinês estabeleceu um objetivo de tornar Xangai um dos principais centros de transporte do mundo em em 2020, o mesmo ano em que o governo espera que a cidade se estabeleça como um centro financeiro global.
Xangai vai continuar com um projeto piloto de descontos no imposto de exportação, podendo até mesmo ampliá-lo, buscando o desenvolvimento de derivados do preço do transporte. Atualmente o porto de Xangai é operado pela Shanghai International Port (Group) Co.