CCNI anuncia novos serviços no Brasil
O armador chileno CCNI anunciou o lançamento de dois novos serviços voltados para o transporte de contêineres, com escalas previstas para os principais portos do País.O primeiro serviço a ser lançado será o EFX (East Coast feeder Express) em fevereiro, enquanto o BEC (Brasil Europa Container) - realizado em joint com a Hanjin, Cosco e UASC (United Arab Shipping Co) - iniciará atividades a partir do mês de março.
O EFX proverá semanalmente - com dia fixo e através da compra de slots - acesso via transbordo em Cartagena (Colômbia) aos trades da costa oeste, costa leste e golfo dos EUA, México, norte da Europa, Mediterrâneo e costa oeste da América do Sul.
Por sua vez, o BEC ofecerá uma rota semanal entre o norte do continente europeu, Mediterrâneo e a costa oeste sul-americana. Seis unidades de 2.500 Teus (medida equivalente a um recipiente de 20 pés) serão empregadas no link, sendo dois navios de propriedade da UASC e dois da Hanjin, enquanto CCNI e Cosco contribuirão com uma embarcação cada.
A ordem de escalas do EFX no sentido norte abrange Roterdã (Holanda), Hamburgo (Alemanha), Antuérpia (Bélgica), Algeciras (Espanha), Rio de Janeiro (RJ), Santos (SP), Itajaí (SC) e Salvador (BA), enquanto a rotação do sentido norte inclui Rio de Janeiro, Itajaí, Santos, Salvador, Algeciras, Roterdã, Hamburgo e Antuérpia.
Já o BEC no sentido sul passa por Cartagena, Suape , Santos, Rio Grande, Navegantes, Paranaguá, Rio de Janeiro e Salvador, retornando a Suape. O trajeto no sentido norte compreende Rio Grande, Navegantes, Paranaguá, Santos, Rio de Janeiro, Salvador e Cartagena.
O BEC também poderá incluir, futuramente, uma escala adicional no Porto de Paranaguá. Estima-se que o joint entre os armadores realize o primeiro embarque no dia 5 de março, saindo de Roterdã. Antes disso, o EFX já estará operacional, com a partida do MV Cap San Antonio no dia 4 de fevereiro em Cartagena.
"A iniciativa confirma o permanente interesse da CCNI em aumentar a nossa presença em diversos mercados, gerando mais e melhores alternativas para os nossos clientes", informou a companhia