Notícias


MSC amplia market share global

Armador detém 12,9% de participação no mercado.

A MSC (Mediterranean Shipping Co.) ampliou seu market share global no ano de 2010, chegando a deter 12,9% de participação no mercado. Segundo as estatísticas da Alphaliner, a frota da MSC cresceu 370 mil Teus (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) no ano passado para 1,9 milhões de Teus, enquanto a capacidade da Maersk - primeira colocada no ranking mundial - cresceu 110 mil Teus para 2,2 milhões de Teus.

O diretor da empresa, Gianluigi Aponte, descarta a possibilidade de que a MSC poderia ultrapassar a Maersk para se tornar o número um do mundo. "Para nós, ser número um não tem importância. O importante é ser lucrativa e não ser o número um, dois ou três", afirmou o executivo.

O rápido crescimento do armador em 2010 refletiu a chegada de um grande número de novas construções, além de outras unidades agendadas para este ano 2011, ao passo que a Maersk tem um abrandamento temporário do seu programa de entregas.

Aquisições

A MSC é o único armador a figurar entre as cinco principais linhas de contêiner que expandiu sua influência no mercado sem adquirir outras companhias.

Primeira no ranking global, a Maersk Line já se envolveu em uma série de aquisições, incluindo as companhias Sea-Land e P&O Nedlloyd. O mesmo aconteceu com a francesa CMA CGM, terceiro maior armador do mundo, que ao longo dos anos adquiriu diversas linhas, como Delmas e MacAndrews. A Evergreen resgatou a Lloyd Triestino, enquanto que a Hapag-Lloyd aumentou sua participação mundial após a aquisição da CP Ships, realizada em 2005.

A MSC é a única exceção, tendo conquistado maior participação sem realizar aquisições. Embora a empresa tenha parceria com o Grupo Grimaldi Lines e Moby Lines na estatal operadora Tirrenia di Navigazione, a MSC nunca demonstrou interesse em comprar uma outra linha de contêineres.

O armador construiu um extenso portfólio portuário, e agora é o 6° maior operador de contêineres - em termos de movimentação. De acordo com a Drewry Shipping Consultants, os volumes totalizaram 8,2 milhões de Teus, em 2009, dando à empresa uma quota de mercado de 1,7%.

Porém, a segunda maior operadora da frota mundial de contêineres não considera a atividade portuária como segmento principal. Os terminais em que a MSC tem participações são considerados como investimentos estratégicos para proteger o seus negócios principais. "Não é necessário deter 100% deste negócio," disse Aponte.

Segundo o executivo, a linha já conta com uma extensa rede global, então a compra de outra operadora provavelmente resultaria em uma duplicação de serviços, que teriam de ser cortados. "Nós não precisamos adquirir nenhuma empresa. Nós já cobrimos o mundo", afirma.

  •   Av. Coronel Eugenio Muller, 383 - Centro, Itajaí - SC
  •   (47) 3241-9100 | (47) 98805-3702
  • ogmo@ogmoitajai.com.br