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IPI de carros subirá a partir de outubro

O IPI reduzido para a venda de veículos vai até setembro e começa a se recompor em outubro, de modo a retomar as alíquotas originais em 1º de janeiro de 2010. A explicação foi dada hoje pelo secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa.

Ele deu como exemplo os veículos populares, até 1.000 cilindradas, cuja alíquota de IPI em outubro passará de zero para 1,5%; subindo para 3% em novembro; para 5% em dezembro; e voltando para 7% em janeiro.

Veículos de maior potência a gasolina, que tiveram redução da alíquota original de 13% de IPI para 6,5%, terão o IPI majorado para 8% em outubro. Em novembro, a alíquota subirá a 9,5%, chegando a 11% em dezembro. Em janeiro, o índice de 13% será retomado.

O governo não informou como será o aumento escalonado da alíquota dos veículos flex com potência de 1.000 cilindradas a 2.000 cilindradas. O IPI para esses carros era de 11% e caiu para 5,5%.

A redução do Imposto sobre Produtos Industrializados para veículos foi adotada pelo governo no fim do ano passado, com o objetivo de amenizar as fortes quedas de vendas, diante da crise financeira global. A medida terminaria de valer no fim deste mês, mas foi prorrogada até setembro.

Posteriormente, o governo também reduziu IPI para caminhões, eletrodomésticos da linha branca (geladeira, fogões) e material de construção civil, beneficiando a recuperação na vendas.

Barbosa explicou que para trigo e pão francês, o governo zerou a alíquota de 9,25% de PIS/Cofins, já em maio de 2008. "Havia a preocupação com o retorno da inflação e também a restrição de exportações argentinas ao Brasil", lembrou o secretário. Também essa desoneração, que venceria agora, foi prorrogada até 31 de dezembro de 2010.

Ao anunciar a prorrogação das desonerações para todos esses setores, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse hoje que o setor automotivo brasileiro "foi um dos mais rápidos" a se recuperar da crise em todo o mundo.

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