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Santa Catarina perde R$ 11,5 bilhões em desenvolvimento por causa das estradas

Cerca de R$ 11,5 bilhões desviam Santa Catarina do caminho do desenvolvimento econômico. Este é o valor mínimo que o Estado precisa investir em obras de infraestrutura logística e de transporte para superar gargalos que emperram um crescimento sustentável e ainda maior, de acordo com o Plano CNT de Transporte e Logística 2011, divulgado na última semana pela Confederação Nacional do Transporte (CNT).

O documento, que traz um retrato atualizado da situação da infraestrutura logística do país, sugere uma série de projetos essenciais nos segmentos rodoviário, aquaviário, ferroviário, aeroportuário e de transporte urbano. As medidas buscam, principalmente, preparar o Brasil para receber a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Quase metade dos investimentos recomendados ao Estado está ligada ao segmento rodoviário.

De acordo com a CNT, Santa Catarina deve destinar R$ 5,48 bilhões em obras de construção, recuperação, duplicação e implantação de faixas adicionais em rodovias. Os destaques ficam por conta da necessidade de duplicação de 715 quilômetros de asfalto nas BRs 216 (trecho de 298km entre Mafra e Capão Alto), 470 (295km entre Campos Novos e Navegantes) e 153 (122km entre Água Doce e Concórdia).

As propostas visam à melhoria das condições de tráfego e vão gerar benefícios para os usuários, principalmente para os transportadores de cargas que vão até os portos catarinenses, diz o estudo.

Ainda em relação ao transporte terrestre, o estudo sugere a implantação de 806 quilômetros de ferrovia em território catarinense, que devem consumir R$ 4,19 bilhões em recursos. A medida, ao mesmo tempo em que ajudaria a desafogar o sistema rodoviário, facilitaria principalmente o escoamento da produção agroindustrial da região Oeste ao sistema portuário.

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