Santa Catarina perde R$ 11,5 bilhões em desenvolvimento por causa das estradas
Cerca de R$ 11,5 bilhões desviam Santa Catarina do caminho do desenvolvimento econômico. Este é o valor mínimo que o Estado precisa investir em obras de infraestrutura logística e de transporte para superar gargalos que emperram um crescimento sustentável e ainda maior, de acordo com o Plano CNT de Transporte e Logística 2011, divulgado na última semana pela Confederação Nacional do Transporte (CNT).O documento, que traz um retrato atualizado da situação da infraestrutura logística do país, sugere uma série de projetos essenciais nos segmentos rodoviário, aquaviário, ferroviário, aeroportuário e de transporte urbano. As medidas buscam, principalmente, preparar o Brasil para receber a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Quase metade dos investimentos recomendados ao Estado está ligada ao segmento rodoviário.
De acordo com a CNT, Santa Catarina deve destinar R$ 5,48 bilhões em obras de construção, recuperação, duplicação e implantação de faixas adicionais em rodovias. Os destaques ficam por conta da necessidade de duplicação de 715 quilômetros de asfalto nas BRs 216 (trecho de 298km entre Mafra e Capão Alto), 470 (295km entre Campos Novos e Navegantes) e 153 (122km entre Água Doce e Concórdia).
As propostas visam à melhoria das condições de tráfego e vão gerar benefícios para os usuários, principalmente para os transportadores de cargas que vão até os portos catarinenses, diz o estudo.
Ainda em relação ao transporte terrestre, o estudo sugere a implantação de 806 quilômetros de ferrovia em território catarinense, que devem consumir R$ 4,19 bilhões em recursos. A medida, ao mesmo tempo em que ajudaria a desafogar o sistema rodoviário, facilitaria principalmente o escoamento da produção agroindustrial da região Oeste ao sistema portuário.