APM Terminals apresenta desaceleração nas movimentações
A APM Terminals obteve alta de apenas 2% para 31,5 milhões de Teus (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) em comparação aos 30,9 milhões de Teus de 2009, perdendo o crescimento de cerca de 13% do mercado global.O tráfego cresceu 7% após as operações descontinuadas em seis portos: Oakland e Savannah nos Estados Unidos, Yantian na China, Kaohsiung em Taiwan, Voltri na Itália e Dunquerque na França.
Em seus terminais, a quota de tráfego de outras operadoras além da Maersk Line e Safmarine (também empresas do Grupo A.P. Möller-Maersk) subiu de 41% para 44%.
A empresa expandiu e melhorou vários terminais para acompanhar a demanda ao longo de 2010, principalmente no Terminal de Contêineres em Port Said (Egito), Terminal de Contêineres de Aqaba (Jordânia) e instalações em Lagos (Nigéria e Luanda (Angola).
A construção de um novo terminal portuário em Cai Mep, no Vietnã, está praticamente concluída, e as operações começarão ainda neste semestre.
A companhia também assinou acordos ao longo do ano passado para estabelecer terminais em Santos (SP), e Monrovia (Libéria). O terminal em Santos está programado para iniciar operações em 2012 com capacidade anual prevista para 2,2 milhões de Teus.