Conselho do Porto de Imbituba apresenta planejamento
Durante reunião do Conselho de Autoridade Portuária de Imbituba, na manhã desta quinta-feira (31), o relator da Comissão Porto-Cidade, Prefeito Municipal José Roberto Martins, informou que esteve com o Governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, e o Secretário de Planejamento, Felipe Mello.O encontro possibilitou uma maior abertura para diálogos que busquem o desenvolvimento do Sul de Santa Catarina, tendo como epicentro o município portuário que é um dos que mais cresce no Estado.
Prioridades e Planejamento
O objetivo foi informar quais são as prioridades e planejamento do Porto. "A chancela do Governo do Estado é fundamental para garantir agilidade no processo de federalização e execução da obra que ampliará o acesso entre BR-101 e Porto de Imbituba", destacou o Prefeito de Imbituba, José Roberto Martins.
Contexto
Atualmente, enquanto alcança recordes históricos e consolida um novo posicionamento junto ao mercado portuário brasileiro, o Porto de Imbituba também passa por uma fase de investimentos da iniciativa privada e do Governo Federal.
A empresa arrendatária do Terminal de Contêineres, Santos Brasil, injeta aproximadamente R$283 milhões para ampliação do cais, reforma de armazéns e aquisição de equipamentos, em cumprimento às obrigações assumidas no Contrato de Arrendamento. Simultaneamente, está prevista para este ano a dragagem de aprofundamento para 15 metros, com recursos da União.
5º Geração
Com a finalização das obras de ampliação do Porto de Imbituba, a chegada dos portêineres Super Post Panamax e o aprofundamento do calado, a fronteira do Sul de Santa Catarina será capaz de receber navios de 5ª geração, que operam as principais rotas da navegação internacional.
A previsão é de que o Porto de Imbituba esteja apto para a atracação desta classe de navios com mais de 6.500 contêineres ao final do primeiro bimestre de 2011, beneficiando diretamente toda a indústria da Região Sul do país e a cadeia logística do Mercosul.
Companhia de Docas de Imbituba
Empresa de capital aberto, detém a concessão do Porto de Imbituba desde 2004, sendo este o único porto público do país cuja gestão é privada.
Raio-x do porto de Imbituba
Administração
O porto é administrado pela empresa de capital aberto Companhia Docas de Imbituba (CDI).
Localização
Está localizado em uma enseada aberta, junto à ponta de Imbituba, na cidade de mesmo nome, no Litoral Sul do estado de SC.
Área de influência
É compreendida pelos estados de SC, PR e RS, atingindo ainda o interior de SP e MS.
Acessos
• Rodoviário - Pela BR-101, ligada à cidade de Imbituba pela SC-435, num percurso de 5km.
• Ferroviário - Pela Ferrovia Tereza Cristina (FTC), antiga Superintendência Regional Tubarão (SR 9), da extinta Rede Ferroviária Federal S.A. (RFFSA). Em fase de conclusão, contratado pelo Governo Federal, o projeto executivo de engenharia da Ferrovia Litorânea, que passará pelos três principais portos públicos catarinenses e interligará a FTC à malha nacional, a partir de Araquari, próximo a São Francisco do Sul
• Marítimo - O porto, localizado em uma enseada aberta, não possui barra de entrada nem canal de acesso. A tranqüilidade das águas é obtida por um molhe de abrigo com 845m de comprimento.
Instalações
As instalações de acostagem estão distribuídas em 3 berços, todos com 11m de profundidade e operações em 24 horas, todos os dias do ano:
Berço 1 e 2 - 300m de comprimento e com instalações especiais para congelados, carga geral, granéis líquidos e contêineres. Previsão de disponibilidade de nova estrutura com 660m de cais acostável em maio de 2011.
Berço 3 - com 245m de comprimento e com instalações e equipamentos especiais para granéis sólidos.
Investimentos
Investimentos em curso:
- Ampliação do cais dos berços 1 e 2 | Valor: R$ 283 milhões | Conclusão: Abril/2011
- Aquisição de dois portêineres Super Post Panamax | Valor: US$ 30 milhões | Entrega: Julho/2011
- Dragagem de aprofundamento para 15m | Valor: R$ 50 milhões | Conclusão: Setembro/2011
Capacidade de movimentação/ano:
- Atual: 10 milhões de toneladas / 330 mil TEU's
- 2012: 10 milhões de toneladas / 970 mil TEU's
- 2015: 25 milhões de toneladas / 970 mil TEU's