Maersk cogita abandonar porto italiano
A Maersk Line está a pensar retira-se do porto italiano de Gioia Tauro, o que poderá ser um dramático golpe neste conturbado porto como hub líder de transbordo de contentores do Mediterrâneo.A transportadora dinamarquesa deixará serviços de transbordo, em julho, reduzindo sua presença em Gioia Tauro a uma única ligação de servilço à cidade de Génova.
“A Maersk Line pode confirmar que seus serviços de Ásia-Europa deixarão de escalar Gioia Tauro no início de julho”, disse o porta-voz da Maersk Michael Christian Storgaard. “Na prática isto significa que Gioia Tauro já não será usado como um centro de transbordo na rede global da Maersk Line”.
A Maersk vai transbordar recipientes asiático com destino ao Mediterrâneo Central no terminal CMA CGM de Malta, onde vai “alavancar” o seu acordo de partilha de navios com a transportadora francesa.
Storgaard disse que a decisão de parar de escalar Gioia Tauro foi impulsionada pelo esforço contínuo Maersk para otimizar sua rede de serviços, garantindo operações rentáveis e competitivas.
Insinuando novas mudanças na rede, Storgaard disse que a Maersk está “constantemente à procura de produtos mais atraentes e as reduções de custos para se adaptar à dinâmica do mercado” noutros lugares do Mediterrâneo.
Maersk é o maior cliente Gioia Tauro, respondendo por cerca de 25 por cento do seu tráfego de contentores, que totalizaram 2,85 milhões de teu em 2010.