”O Estaleiro Eisa está chegando. Falta pouco”, afirma secretário de Planejamento
Secretário se mostra confiante na implantação do estaleiro em Alagoas.O senador Benedito de Lira (PP) entregou, nesta quarta-feira (15), à presidente Dilma Roussef um documento sobre a importância do Estaleiro Eisa para Alagoas. A informação foi dada pelo secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico de Alagoas, Luiz Otávio Gomes, através do seu twitter.
O documento, segundo informou, teve a assinatura dos três senadores e de oito dos nove deputados federais alagoanos, o que, para o secretário, “mostra a unidade da bancada alagoana”.
“De parabéns o senador Benedito de Lira, pela sua articulação junto a bancada federal e a Presidente Dilma”, felicita Luiz Otávio, acrescentando ainda que Dilma garantiu a participação do Estaleiro Eisa na nova licitação da Petrobrás para a construção dos navios-sonda.
Otimista, Luiz Otávio afirma que a implantação do estaleiro está bem próxima. “Para os céticos, recomendo a mudança de idéia. O Estaleiro EISA está chegando. Falta pouco. Setembro vem aí”.
No ofício, a bancada alagoana pede atenção especial da presidenta Dilma Rousseff à instalação do estaleiro Eisa Alagoas. O texto destaca a expectativa da população alagoana em ver consolidada a instalação do estaleiro e o que o empreendimento representa para o crescimento social e econômico do Estado.
“O povo alagoano, Senhora Presidenta, com a esperança e o desejo de um futuro melhor, aguarda com incontido entusiasmo a consolidação de um polo da indústria naval na região de Coruripe, evento que trará grandes perspectivas para a geração de emprego e renda em nosso Estado, cujo IDH [Índice de Desenvolvimento Humano] é o menor do País”.
O documento também informa que o Estado de Alagoas oferece todas as condições para instalação do estaleiro, o que já foi comprovado em análises de viabilidade. “Salientamos que todas as avaliações sobre a viabilidade econômica e a sustentabilidade ambiental do empreendimento já foram devidamente atestadas pelos órgãos competentes, e a sua instalação é apenas uma questão de tempo”, reforça a bancada.
Ressaltando o compromisso manifesto pela presidenta, em diferentes solenidades públicas, de promover o desenvolvimento integrado do Brasil e a superação das desigualdades regionais, os parlamentares alagoanos reforçam a inclusão do estaleiro Eisa Alagoas na licitação da Petrobras.
“Entendemos que o estaleiro alagoano reúne plenas condições para participar do processo licitatório sinalizado pela Petrobras para a construção e o afretamento de 21 sondas marítimas de perfuração”.
Os parlamentares concluem o documento defendendo que a inclusão do Estado de Alagoas, através do Eisa, na política de exploração do pré-sal, representa importante contribuição à “superação dos arraigados desequilíbrios econômicos internos que ainda persistem no nosso País”.
"Ela nos assegurou que fará o que for possível, dentro das limitações da esfera de competência do governo. Não permitirá que as coisas não aconteçam no estado de Alagoas; ela conhece os índices que nós temos, os mais cruéis de todos os estados da federação" disse Benedito de Lira