Notícias


REX confirma projeto em Biguaçu

Uma cidade equipada com hotel, shopping center, escritórios e unidades residenciais e que ofereça armazéns e centros de distribuição para grandes empresas com operação no Sul do Brasil.

O projeto apresentado pela REX, empresa do grupo EBX, para uma área de 2,5 milhões de metros quadrados em Biguaçu, na Grande Florianópolis, próximo ao KM 178 da BR-101, ainda está em fase preliminar.

Mas, durante os próximos meses, a empresa deve realizar um levantamento das condições do solo e pesquisa com potenciais clientes sobre a viabilidade do investimento. Inspirado no Plaza (Plataforma Logística Zaragoza), um empreendimento de 12,8 mil m2 na Espanha, o investimento da REX levará 10 anos para ser implementado.

Segundo o prefeito de Biguaçu, José Castelo Deschamps (PP), que foi apresentado ao projeto preliminar ontem pela manhã, ainda não há um valor definido para o negócio. A expectativa de Deschamps é que sejam gerados 6 mil empregos.

Em 20 dias, a REX deve apresentar um plano mais detalhado do projeto. A expectativa é que o investimento tenha início no primeiro semestre de 2012. Segundo o prefeito, a empresa tem interesse em captar incentivos junto ao governo estadual.

Deschamps diz que a prefeitura aguarda detalhamento do projeto para saber qual o volume de arrecadação que a atividade poderá agregar ao município e, a partir daí, definir a política municipal de incentivos.

A área destinada ao complexo não é a mesma que a OSX adquiriu em 2009 para instalar um estaleiro, de 3,2 milhões de metros quadrados com acesso ao mar. Além do terreno destinado ao projeto, a REX detém outra área em Governador Celso Ramos. Segundo o prefeito, a empresa não tem novos planos para o terreno projetado para receber o estaleiro.

"O investidor (OSX) ficou muito decepcionado com os ecologistas de plantão que não entenderam o projeto, que não sabem o que é desenvolvimento econômico e nem o que a empresa previa em termos de compensação ambiental", disse o prefeito.

Depois de perder o investimento para São João da Barra, no Rio de Janeiro, em função de complicações no licenciamento ambiental, Deschamps diz que está esperançoso com a nova investida das empresas de Eike Batista.

Biguaçu tem 58,2 mil habitantes segundo dados do IBGE de 2010 e está a cerca de 70 km de Itajaí e Navegantes, o principal complexo logístico do Estado, com um porto que movimentou 395,42 mil TEUs (unidade internacional equivalente a um contêiner de 20 pés) nos primeiros cinco meses de 2011, crescimento de 11% sobre o mesmo período do ano anterior.

O governo catarinense tem desenvolvido uma política de incentivos voltada para o setor logístico, com benefícios para tradings importadoras que instalam centros de distribuição em Santa Catarina.

  •   Av. Coronel Eugenio Muller, 383 - Centro, Itajaí - SC
  •   (47) 3241-9100 | (47) 98805-3702
  • ogmo@ogmoitajai.com.br