Notícias


Pedro Brito toma posse como diretor da ANTAQ

Pedro Brito tomou posse hoje (28/06) como diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ). Nomeado pela presidente Dilma Rousseff em 10 de junho de 2011, o mandato de Brito estende-se até 17 de fevereiro de 2014. Com a sua posse, a diretoria colegiada da ANTAQ volta a ficar completa.

Brito foi saudado pelo diretor Tïago Lima e pelo diretor-geral Fernando Fialho. Lima ressaltou a destacada atuação do novo diretor à frente da Secretaria Especial de Portos, de que foi ministro-chefe entre 2007 e 2010. “Sua experiência o credencia para implementar as políticas definidas pelo Conit, Ministério dos Transportes e Secretaria de Portos”, afirmou Lima.

Fernando Fialho congratulou Brito pela posse. O diretor-geral da ANTAQ lembrou que 99% das exportações e 90% das importações (em volume) passam pelos portos brasileiros. “Sua presença reforça o compromisso do governo com o desenvolvimento do setor aquaviário, fonte de empregos e divisas para o Brasil”, disse Fialho.

Brito agradeceu aos colegas pelas boas-vindas e disse estar muito orgulhoso de tomar posse como diretor da ANTAQ, “uma das agências mais importantes para o desenvolvimento do Brasil”. O novo diretor lembrou que a China representava apenas 1,8% do comércio global há 20 anos. Hoje, representa 10%. “Esse resultado se deve a maciços investimentos na infraestrutura portuária neste período, que puseram 6 portos chineses entre os 10 maiores do mundo”, lembrou Pedro Brito.

O novo diretor disse que a principal missão da ANTAQ como agência reguladora é “zelar pela segurança jurídica e institucional” do setor aquaviário, por meio de um marco regulatório claro. “Sem um marco bem definido, não há segurança para novos investimentos”, lembrou o ex-ministro.

Brito afirmou ainda que pretende trabalhar conjuntamente com a Secretaria de Portos para desenvolver o plano estratégico portuário para os próximos 20 anos. Destacou a necessidade de tornar mais ágeis os procedimentos de outorga para não comprometer vultosos investimentos previstos. Por fim, aventou a hipótese de criar uma Superintendência de Fiscalização, a fim de harmonizar os procedimentos fiscalizatórios e de coordenar o trabalho das unidades regionais.

Deram também as boas-vindas ao novo diretor o ministro-chefe da Secretaria de Portos Leônidas Cristino, o secretário-executivo do Ministério dos Transportes Paulo Sérgio Passos e o Diretor de Portos e Costas da Marinha do Brasil Eduardo Ferreira.

Estiveram presentes à cerimônia de posse parlamentares, administradores públicos, empresários, representantes de trabalhadores e outros atores ligados ao setor de transportes aquaviários

  •   Av. Coronel Eugenio Muller, 383 - Centro, Itajaí - SC
  •   (47) 3241-9100 | (47) 98805-3702
  • ogmo@ogmoitajai.com.br