Notícias


O que é o Tecon SC

O Tecon Santa Catarina é um Terminal portuário privativo de uso misto (carga própria e de terceiros) exclusivo para a movimentação de contêineres, com capacidade instalada inicial de 500 mil TEUs/ano. O terminal portuário tem como acionistas a Portinvest Participações (Grupo Battistella e Logística Brasil – Fundo de Investimento e Participações gerido pela BRZ Investimentos) e a Aliança Navegação e Logística (Hamburg Süd), devendo começar a operar em 2010.

Concebido para ser referência em produtividade e segurança entre os portos brasileiros, o Tecon Santa Catarina terá a movimentação de contêineres monitorada em todas as fases da operação. Será equipado com quatro guindastes de carga super post Panamax (Portêineres), 11 guindastes de pátio tipo RTG (Transtêineres), 26 caminhões para a movimentação de contêineres no pátio (Terminal Tractors) e 3 Reach Stackers, entre outros, e contará com as mais avançadas tecnologias do segmento: DGPS (Differencial GPS), RFID (Radio Frequency Identification) e operação de acordo com o ISPS Code (regulamentação internacional de segurança portuária).

Idealizado para oferecer novas opções de logística no estado, com o sexto maior desempenho em exportações no país, o Tecon Santa Catarina segue a tendência dos portos mais modernos do mundo, com mínima interferência no meio ambiente. Desta forma, será mantida intacta a praia da Figueira do Pontal, com sua fauna, flora e balneabilidade. Além de permanecer aberta para a população, o Tecon SC vai patrocinar a urbanização da praia nos arredores do porto, incluindo calçamento, bancos, ajardinamento, iluminação e um espaço para observação dos navios.

A escolha de Itapoá para sediar o empreendimento foi motivada pela localização estratégica, na divisa de dois importantes estados do Sul e junto à Baia da Babitonga, que já tem outras operações portuárias. O Porto de Itapoá está localizado a 80 quilômetros de Joinville, 130 km de Curitiba, 270 km de Florianópolis e 550 km de São Paulo.

  •   Av. Coronel Eugenio Muller, 383 - Centro, Itajaí - SC
  •   (47) 3241-9100 | (47) 98805-3702
  • ogmo@ogmoitajai.com.br