Navio da Marinha abre para visitação em Itajaí
O rebocador de alto-mar da Marinha do Brasil, conhecido como Tritão, estará aberto para visitação sábado e domingo. A embarcação atracou ontem na cidade, mas ficará aberta ao público apenas fim de semana. O navio faz socorro e salvamento de embarcações de pesca, além de integrar a Patrulha Costeira, atuando contra ações ilegais de navios mercantes e pesqueiros.Tritão tem origem na mitologia grega e significa metade homem e metade peixe. A embarcação recebeu este nome em homenagem ao filho de Poseidon, o rei do mar, e a esposa Afrodite. O navio foi fabricado pelo Estaleiro da Amazônia, a partir de uma encomenda da Petrobrás.
O Tritão foi incorporado à Marinha em 1987. Com capacidade para abrigar 45 pessoas, mede 55 metros de comprimento e a velocidade chega a 13 nós, o que corresponde a 26 quilômetros por hora.
Prêmio por serviços prestados
O Tritão fez o transporte de roupas e mantimentos durante a enchente de 2008, na região do Vale do Itajaí. A embarcação recebeu em maio desde ano a condecoração de Navio de Socorro Distrital.
O prêmio é concedido anualmente pelo Comando de Operações Navais para destacar o navio com maior número de pontos entre as demais embarcações de salvamento do mar. Quando não está em atividade, o Tritão fica atracado em Rio Grande, no Rio Grande do Sul.
A população poderá visitar o Tritão das 14h às 17h, no sábado e domingo. O navio ficará atracado no Píer da Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí, que fica na Avenida Prefeito Paulo Bauer, 1055, no Centro, logo atrás o Mercado Municipal. A entrada é gratuita.