Notícias


Pedro Brito

O ex-ministro dos Portos e atual diretor da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), Pedro Brito, acha que chegou o momento das autoridades portuárias terem uma maior autonomia.

"Não basta apenas falarmos que isso é necessário, é preciso agir. Vou trabalhar para que isso aconteça", afirmou durante a mesa redonda "O Porto de Santos não pode parar: como resolver a questão da infraestrutura e multimodalidade", debate realizado na manhã desta quinta-feira (25) durante o Santos Export - Fórum Internacional para Expansão do Porto de Santos.

Brito defende que tal independência é fundamental para aumentar a eficiência e competitividade dos portos brasileiros. "Hoje a autoridade portuária não tem liberdade para tratar questões triviais como o tráfego marítimo. Precisamos mudar a atual estrutura legal e colocar os portos brasileiros em outro patamar", destacou o ex-ministro.

José Roberto Serra, presidente da Codesp, é outro defensor da autonomia portuária. "Todos sabem como é difícil para alguém da área de gestão como eu enfrentar a atual estrutura. É improdutivo ver que um processo licitatório para um arrendamento durar 577 dias, como ocorre hoje", desabafou.

Empresários - O diretor-presidente da Santos Brasil, Antonio Carlos Sepúlveda, é enfático quando fala da urgente necessidade da autoridade portuária ter maior poder de decisão: "não adianta construir um terminal em dois, três anos se não uma contrapartida nos procedimentos, que são burocráticos e pouco ágeis".

O resultado é que o Brasil acaba perdendo a competitividade quando comparado aos seus verdadeiros concorrentes como, por exemplo, a Argentina em relação à carne e a Colômbia quando a carga é café.

Paulo Naef, diretor superintendente da Fertimport, e Marcelo Araújo, presidente executivo da Libra, também se manifestaram de forma contundente em defesa da autonomia. "Somos testemunhas de que muita coisa melhorou, mas ficamos em 49° colocado em infraestrutura em uma pesquisa que envolveu 58 países. Muito disso é pela falta de agilidade", destacou Naef.

Sobre a Santos Export

Em sua nona edição, o Santos Export é considerado pelo mercado o principal fórum sobre o tema no País em função do alto nível de debate que engendra e pelos especialistas que atrai.

E, em 2011, além de debater as questões pontuais do cais santista, trata também de apresentar o modelo portuário chinês, tema de destaque da programação este ano. O evento promoverá ainda uma viagem internacional na qual empresários e autoridades poderão conhecer, in loco, portos da China.

  •   Av. Coronel Eugenio Muller, 383 - Centro, Itajaí - SC
  •   (47) 3241-9100 | (47) 98805-3702
  • ogmo@ogmoitajai.com.br