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Dragagem do Porto de Santos deverá ser retomada este mês

Deverá ser retomada este mês a dragagem de aprofundamento do Porto de Santos. A obra será realizada no Trecho 4, que vai do Paquetá até a Alemoa, e é o único pendente. Nos demais três trechos do canal de navegação, da Barra até o Armazém 6, o serviço foi concluído há cerca de seis meses. A previsão da Codesp é que o trabalho seja finalizado em quatro meses.

O reinício das obras está condicionado à chegada, ao cais santista, das duas dragas que realizarão o serviço. A primeira a chegar, até o fim do mês, será a Xin Hai Feng, com capacidade para carregar 18 mil metros cúbicos de sedimentos. A outra, que deverá atracar no complexo em fevereiro, será a Hang Jung 5001, de 5 mil metros cúbicos.

A retomada da dragagem dependia apenas de uma autorização do Ibama. O aval do órgão ambiental foi necessário devido a um aumento verificado na concentração de poluentes nas amostras de sedimentos coletadas no Trecho 4. A quantidade de material foi considerada superior ao que é estipulado pelo Conselho Nacional do Meio Ambiental (Conama).

Segundo o Conama, o resultado das análises químicas não pode passar do nível 1. No entanto, foram encontradas modificações em dois pontos do Trecho 4. Em um deles, o problema já havia sido solucionado há alguns meses.

A expectativa inicial era de que a dragagem de aprofundamento fosse encerrada em setembro último, conforme chegou a anunciar o ministro dos Portos, Leônidas Cristino. Em outra ocasião, o titular da Secretaria de Portos (SEP) adiou a data de término para novembro. Agora, com o novo cronograma, a perspectiva é que o serviço, que vai elevar a profundidade da via de navegação de 13 para 15 metros, seja efetivamente concluído até maio.

Apesar dos adiamentos, o novo prazo ainda atende o edital de licitação. De acordo com o documento, a obra deve ser finalizada em três anos a partir da assinatura da ordem de serviço, que ocorreu em 24 de novembro de 2009. Assim, caso os trabalhos sejam finalizados nos próximos quatro meses, ainda estarão adiantados.

O consórcio Draga Brasil, liderado pela empresa DTA Engenharia, é responsável pelo serviço. Além de aprofundar o canal, a obra vai alargar sua calha de navegação (leito navegável) de 150 para 220 metros.

Manutenção

Em paralelo à dragagem de aprofundamento, acontecerá a dragagem de manutenção dos trechos 2 e 3 do complexo, que vão do Entreposto de Pesca até o Armazém 6. O início dos trabalhos será possível devido à emissão da Licença de Instalação (LI) pelo Ibama. O serviço também será feito pelas dragas Xin Hai Feng e Hang Jung 5001.

Até então, havia sido executada somente a manutenção do trecho1, da Barra ao Entreposto de Pesca. No trecho 4, o serviço dependerá de uma nova licença, a ser expedida depois da conclusão do aprofundamento.

Segundo a Codesp, o cronograma é elaborado em função do plano de dragagem desenvolvido para atender o aspecto ambiental.

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