Notícias


Prefeitura apresenta o projeto 'Porto Valongo' a ministros

Os ministros dos Portos, Leônidas Cristino, do Esporte, Aldo Rebelo, e do Turismo, Gastão Vieira, estiveram ontem, segunda-feira em Santos para conhecer as obras e mais detalhes do projeto Porto Valongo e também para conhecer as obras do Museu Pelé, com a presença do ex-jogador.

O prefeito de Santos, João Paulo Papa, salientou que a inauguração do museu, que ficará no Casarão do Valongo, será ainda este ano. Ao caminhar pelo edifício em obras, o Rei não escondeu sua emoção. “Conseguimos, de uma vez por todas, registrar minha passagem aqui na Terra”, disse. "Esse foi o primeiro ato para vocês (imprensa) verem que, dessa vez, a obra está saindo".

Durante uma coletiva de imprensa, a secretária municipal de Turismo, Wânia Seixas, e o prefeito Papa apresentaram o projeto aos representantes do Governo Federal.

A Prefeitura de Santos pretende construir um terminal de cruzeiros para receber transatlânticos que servirão para hospedagem dos turistas que vierem a São Paulo durante a Copa.

A Administração Municipal ficou de enviar ao Ministério dos Portos, até o final de março, mais detalhes sobre a revitalização dos armazéns 1 ao 8, na região do cais.

O plano de ocupação da faixa portuária tem como objetivo a revitalização do cais histórico santista, prevendo também marina, restaurantes, bares e apoio náutico, entre outras atividades.

Durante a visita, o prefeito Papa aproveitou para pedir aos três ministros para que Santos seja incluída no roteiro turístico da Copa de 2014 e possa abrigar uma das seleções classificadas para disputar o Mundial.

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, afirmou que as possibilidades de Santos e Guarujá serem subsedes da Copa são grandes. "É uma escolha de cada seleção, mas eu creio que há chances. Santos e Guarujá possuem todas as credenciais e requisitos como hotéis, fácil acesso e área para treinamento", disse.

> Você concorda com a inclusão de Santos no roteiro turístico da Copa de 2014?

O secretário estadual de turismo, Márcio França, relata ainda que os dois municípios da Baixada Santista citados pelo Ministro dos Esportes devem hospedar alguma equipe. "Algumas seleções já estiveram analisando as duas cidades e fizeram visitas técnicas".

Guarujá

O ministro Leônidas Cristino, chegou à região pela manhã para verificar o andamento de obras em execução pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) e pelo setor privado no Porto de Santos. A agenda do ministro teve início às 10 horas, em Guarujá, com visita às obras da Avenida Perimetral, na Margem Esquerda do Porto.

Leônidas Cristino, Aldo Rebelo e Gastão Vieira, acompanhados de Pelé e do prefeito Papa, também visitaram o Casarão do Valongo, onde está sendo erguido o Museu Pelé.

Restaurante-escola

A inauguração do primeiro restaurante-escola da Baixada Santista aconteceu na noite desta segunda-feira, após a assinatura do convênio entre a Prefeitura e a Sociedade Visconde de São Leopoldo, mantenedora da UniSantos, responsável pela administração e gestão do programa. O local recebeu o nome de Estação Bistrô.

O evento, na Estação do Valongo, no Centro, contou com a presença do ministro Gastão Vieira.

A iniciativa busca oferecer uma oportunidade a jovens santistas em situação de vulnerabilidade social. Estes serão capacitados para atuar na área da Gastronomia. No total, serão selecionados 30 jovens por semestre.

As aulas teóricas terão início no dia 7 pelos professores da Universidade Católica de Santos (UniSantos). A gestão do espaço é da Sociedade Visconde de São Leopoldo, a mantenedora da instituição de Ensino Superior.

Conforme a secretária municipal de Turismo, Wânia Seixas, os integrantes participarão do projeto por seis meses e, após a formatura, estarão aptos para atuar no mercado.

Para participar, os interessados devem ter: de 17 a 21 anos, renda familiar de meio salário mínimo per capita, Ensino Fundamental completo e ser acompanhado pelo Centro da Juventude ou por algum Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).

  •   Av. Coronel Eugenio Muller, 383 - Centro, Itajaí - SC
  •   (47) 3241-9100 | (47) 98805-3702
  • ogmo@ogmoitajai.com.br