Porto Itapoá recebe o maior full container a navegar na América do Sul
Com seus 334 metros de comprimento, 14,50 metros de calado (altura abaixo da linha d’água), 42,80 metros de largura e capacidade para 8.500 TEUs, o Cosco Vietnam, com bandeira de Hong Kong, que atraca no Porto Itapoá na manhã desta sexta-feira, dia 10, é o maior navio a operar na América do Sul. O Full container, construído no ano passado no estaleiro sul-coreano Hyundai, está afretado à Hamburg Süd e pertence ao armador canadense Seaspan Marine Corp.O Cosco Vietnam supera em tamanho os super-navios da Classe “Santa” da Hamburg Süd: o Santa Rita, o Santa Clara, o Santa Rosa e o Santa Catarina, que foi batizado no Porto Itapoá no dia 16 de setembro em homenagem ao estado sede do empreendimento. E também ultrapassa os porta-contêineres Lima e La Paz da Maersk Line. Todos estes navios aportam regularmente no Porto Itapoá e têm capacidade para 7.100 TEUs e 300 metros de comprimento, o equivalente a três campos de futebol. Além de Itapoá, o Cosco Vietnam passou pelos portos de Sepetiba (RJ) e Santos (SP) seguindo depois para a região do Plate (Buenos Aires e Montevidéo).
PORTO ITAPOÁ NO STS 2012
O Porto Itapoá fechou a sua participação no STS 2012 - Sul Trade Summit, maior feira de logística, transporte e comércio internacional do Sul do país, que acontecerá nos dias 20 e 21 de setembro, na cidade de Itajaí, litoral norte catarinense.
O Porto Itapoá além de ter fechado o estande Master, será o patrocinador do evento, com isso consolidando o sucesso do evento que vem para a sua quinta edição.
"Antes o evento tinha o nome de ITS - Itajaí Trade Summit, mas desde a última feira em novembro passado, sentimos que era necessário mudar o nome para Sul Trade Summit, por abranger todo o Sul do Brasil e o Mercosul, mas o evento segue sendo realizado em Itajaí." Explica Ricardo Demasi, organizador do STS 2012.
O STS 2012 será realizado no Centreventos, mais conhecido como pavilhão da Marejada e além das rodadas de negócios terá o Fórum NetMarinha que acontece paralelamente a feira.