Navio colide no Porto de Santos ao realizar manobra de atracação
Na noite desta segunda-feira, um navio colidiu com um shiploader (carregador de navios) ao tentar realizar manobra de atracação no Porto de Santos. O acidente ocorreu por volta das 22 horas, no berço do Terminal Graneleiro do Guarujá (TGG). O navio MV Milagro, de bandeira Maltesa, agenciado pela Cargonave, embarcaria 65 mil toneladas de soja.A embarcação colidiu com o shiploader nº 3 e atingiu o shiploader nº 4, que foi arremessado ao mar e naufragou. O primeiro equipamento ficou danificado. Durante a manobra, o navio contava com o apoio de dois rebocadores.
O MV Milagro teve a ponte de comando, grado de convés, escada de bordo e toldo do convés inferior avariados. Após o acidente, a embarcação retornou à barra. Ninguém ficou ferido.
A Capitania dos Portos encaminhou perícia técnica ao local mas, por conta da baixa visibilidade, não foi possível apurar detalhes sobre a ocorrência.
Na manhã desta terça-feira, uma outra equipe da perícia técnica foi encaminhada ao navio e ao local da batida para reunir novas informações e materiais para o inquérito que vai apurar as causas do acidente.
O navio permanece na barra, próximo ao fundeadouro 3.
Em nota, a assessoria de imprensa da TGG informou que a empresa está tomando todas as medidas para que o sistema seja reestabelecido no menor espaço de tempo.