Notícias


Regata Volvo Ocean Race já está a caminho de Itajaí

Debaixo de uma garoa fina e de um frio que anuncia o fim do verão, terminou neste domingo à tarde (noite de sábado no Brasil) a passagem da Volvo Ocean Race pela Nova Zelândia. Depois de uma semana e de duas regatas na Baía de Auckland, os seis barcos partiram para a mais longa e perigosa etapa da volta ao mundo, rumo a Itajaí. Uma cerimônia maori (povo nativo da região) para desejar sorte aos 57 velejadores das seis equipes marcou a largada.

Serão 12.417 quilômetros (6.705 milhas náuticas) pelos mares do Sul, a área mais isolada do globo terrestre. A flotilha passará por pontos sensíveis e estratégicos da competição, como o Cabo Horn, no encontro entre os oceanos Pacífico e Atlântico, extremo Sul das Américas, e conhecido ponto de problemas para embarcações em função dos ventos muito fortes que sopram do Polo Sul.

A expectativa dos organizadores é de que o vencedor da etapa, a quinta da volta ao mundo, deva chegar à costa catarinense no dia 4 de abril. Apesar de ser a perna mais longa da Volvo Race, esta também deve ser uma das mais rápidas por causa dos ventos a favor quase em tempo integral.

Para chegar a Auckland, por exemplo, vindos de Sanya (China), em um trajeto bem mais curto, os competidores levaram 19 dias (chegaram a ficar parados no meio do oceano, sem ventos, e logo depois da largada precisaram ser protegidos de uma forte tempestade tropical).

Os perigos da etapa que levará a Itajaí também são os desafios favoritos dos velejadores. Além de domar os ventos, é preciso manter os barcos longe dos icebergs.

Algo bem diferente, por exemplo, de quando precisaram ser escoltados por embarcações militares na costa da Somália, na segunda etapa (entre a Cidade do Cabo e Abu Dhabi), pela ameaça de piratas na região.

Entenda a Volvo Ocean Race

A regata de volta ao mundo 2011/2012 é disputada por seis barcos da categoria VO 70: Telefónica (Espanha), Camper (Nova Zelândia), Groupama (França), Puma (EUA), Abu Dhabi (Emirados Árabes) e Sanya (China).

A disputa começou no fim de outubro, em Alicante (Espanha). Desde então, já passou pela Cidade do Cabo (África do Sul), Abu Dhabi (Emirados Árabes) e Sanya (China) e passaram uma semana em  Auckland, de onde partiram neste domingo para a sexta etapa.

Depois de Itajaí, a Volvo Race ainda passará por Miami (EUA), Lisboa (Portugal), Lorient (França) e vai terminart um julho no porto irlandês de Galway.

  •   Av. Coronel Eugenio Muller, 383 - Centro, Itajaí - SC
  •   (47) 3241-9100 | (47) 98805-3702
  • ogmo@ogmoitajai.com.br