Aos 98 anos, falece Maersk Mc-Kinney Moller
Grupo APM Maersk informou nesta segunda-feira (16) a morte do armador Maersk Mc-Kinney Moller, de 98 anos, ocorrida hoje. Ele era filho de Arnold Peter Moller, fundador do Grupo A.P. Moller Maersk, conglomerado de origem dinamarquesa que reúne, entre outros, a maior transportadora mundial de contêineres (Maersk Line). A causa da morte não foi divulgada.
O Executivo Maersk Mc-Kinney Moller se tornou co-proprietário da empresa “Firmaet AP Moller” em 1940. Desde a morte de seu pai, em 1965, foi diretor e presidente das empresas mais importantes do grupo. Assumiu a gestão diária até 1993 e tornou-se presidente da holding até 2003.
A empresa A.P. Moller Maersk perde um homem de negócios de formato internacional e um dos responsáveis pelo grupo estar entre os líderes do mundo empresarial, disse a companhia em nota.
Além de liderar o transporte mundial de contêineres, a holding reúne, entre outras, divisões de exploração e produção de petróleo (Maersk Oil) e de operação de terminais (APM Terminals). Atua, também, no varejo.
Maersk Mc-Kinney Moller era Presidente do Conselho de Administração da AP Moller e Mc-Kinney Moller Chastine Foundation, da AP Moller Relief Foundation e da Maersk Employee Foundation, todas acionistas do grupo.