Número de conteineros para descarte aumenta
O número de portacontêineres destinados ao descarte está aumentando, com 69 unidades, somando 124 mill Teus (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés), já demolidas neste ano, de acordo com dados da Alphaliner. Em 2011, o número total no ano de navios demolidos somou 85 mil Teus.
A previsão é que os descartes permaneçam altos durante todo o ano, especialmente no que diz respeito às embarcações mais antigas e pouco eficientes. A capacidade total a ser descartada neste ano deve ultrapassar os 200 mil Teus, o que representa a segunda maior soma anual. A maior foi registrada em 2009, quando 379 mil Teus foram destruídos.
A idade média desses navios descartados caiu de 28 anos para 26 anos, já que navios mais novos vêm quebrando. O Ocean Producer, construído em 1999, por exemplo, foi descartado neste mês, marcando um novo recorde na demolição de navios mais novos.
Brasil
De acordo com o Syndarma (Sindicato Nacional das Empresas de Navegação Marítima), no mercado internacional em que se pratica otimização de ativos, o desmonte é sempre uma opção a ser levantada pela comparação entre o valor de mercado da sucata e o valor de mercado do navio.
Já no mercado brasileiro, os navios costumam ter vida média de 18 anos, e a desativação e o conseqüente desmonte é a opção quando obras para manter a embarcação em classe (certificada para operar) se tornam muito elevadas comparadas ao valor da embarcação.
No Brasil não há dados sobre a quantidade de navios enviados para desmonte nem sobre a soma da capacidade perdida.
De acordo com o Syndarma, a idade média da frota brasileira descartada é inferior aos 22 anos da média internacional: “A favor da frota nacional existem as construções contratadas para o apoio marítimo, com demanda em expansão, o Plano de Renovação da Frota da Transpetro e a encomenda de novas unidades a serem afretadas pela Petrobrás para operação na costa.
Na cabotagem de carga geral as novas unidades, algumas já entregues e outras ainda em construção da Log In, também vão contribuir para a redução da idade da frota. A idade média da frota brasileira cairá a curto e médio prazo”, afirma a entidade.