Porto de Manaus: novo round
A briga pelo controle do Porto de Manaus teve mais um round na semana passada. O desembargador federal Jirair Meguerian concedeu uma liminar favorável à família De`Carli impedindo qualquer ato que resulte em intervenção do Porto de Manaus. A decisão é resultado de um pedido de liminar impetrado pela Família De`Carli contra a SNPH e a União. Há alguns anos que o controle do Porto de Manaus está em xeque numa disputa que é, ao mesmo tempo econômica e política.
Liminar
A liminar proferida por Meguerian foi concedida no dia 29 de maio, mas só foi publicada no dia 8 de junho. Nos bastidores, a decisão é entendida como um duro golpe a Eduardo Braga (PMDB), um dos principais entusiastas da retirada do Porto de Manaus do controle da família De`Carli.
Problemas Ao longo dos últimos anos, tanto a SNPH quanto o DNIT têm movido ações judiciais para interditar o porto alegando falta de investimentos necessários na modernização da estrutura. Os De`Carli conseguiram a concessão do Porto de Manaus ainda durante a gestão de Amazonino Mendes como governador.
Silêncio
E o senador Eduardo Braga (PMDB) decidiu mesmo se afastar, temporariamente, dos holofotes locais. Durante o final de semana, evitou até mesmo atender seus telefones pessoais.
Mudança
E enquanto Braga silencia, o governador Omar Aziz (PSD) planeja uma mudança de postura em relação ao interior. Depois de dizer que não se meteria na disputa eleitoral do interior, agora ele mandou avisar que vai receber todos os candidatos apoiados por seus aliados.
Bíblico
Ao contrário do que possa parecer, nos bastidores, o que se comenta é que Omar continua sem querer se intrometer na disputa no interior. Ao atender a todos, pretende continuar neutro, porém mais aberto.
Quente
O prefeito cassado de Manacapuru, Edson Bessa, está ansioso para que a semana comece logo. É que amanhã o TRE-AM deverá julgar um recurso impetrado por ele para tentar voltar à prefeitura do município.
Esperança
Quem também está depositando suas fichas (e esperanças) no TRE-AM é o também cassado Wilson Lisboa. O ex-parlamentar, também deverá ter recurso julgado nesta semana.
Périplo
O julgamento do promotor Ronaldo Andrade deverá sofrer mais uma semana de atraso. Depois de quase todos os desembargadores já terem pedido vista do processo, na semana que vem, ele também não poderá ser julgado. É que a relatora, Carla Reis, estará viajando.
Périplo 2
Ronaldo está sendo processado por conta de sua participação da desastrosa operação “Cachoeira Limpa”, que resultou na morte do empresário Fernando Araújo Pontes, o “Ferrugem”.
Novos tempos
O novo comando da Polícia Civil realizou, na semana passada, um “café da manhã” com boa parte de seus quadros. Na ocasião, foi anunciada a criação de uma espécie de comissão para avaliar as promoções dos policiais. O atual comando avaliou que algumas promoções estavam demorando demais.
Pinga-fogo
Às vésperas do Festival Folclórico, Parintins está sofrendo com constantes “apagões” de energia elétrica. No município, já se fala em apagão.
Situação semelhante está passando a população de Boca do Acre. E lá, a situação é ainda pior. Moradores afirmam que a Amazonas Energia tem apenas um gerador de energia elétrica. Quando ele entra em pane, não há nenhuma alternativa para abastecer a cidade.
Moradores dos bairros localizados às margens da Avenida das Torres estão reclamando do intenso fluxo de veículos de carga nas ruas da área. A queixa é de que esses veículos utilizam essas vias para fugir de engarrafamentos, mas deixam um rastro de buracos e lentidão.