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Competitividade portuária de volta

Santa Catarina pode voltar ao topo da pirâmide dos portos brasileiros. Depois do desastre das enchentes, no ano passado, o Porto de Itajaí, segundo maior transportador de contêineres do país, atrás somente de Santos, terá seu calado aumentado de 12,5 para 14 metros. Com isso, os grandes navios que hoje atracam com meia carga, poderão usar o porto tranquilamente.

A dragagem do canal do porto terá verba extra, oriunda do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O ministro Pedro Brito, da Secretaria de Portos, confirmou essa semana, em audiência na Câmara dos Deputados, que deve fazer a licitação nas próximas semanas.

A medida havia sido anunciada informalmente ao governador Luiz Henrique da Silveira (PMDB) e à bancada catarinense em Brasília, em reunião com o ministro no começo do mês.

Os investimentos foram comemorados inclusive por deputados da oposição ao governo Lula, como o democrata José Carlos Vieira. "O governador se comprometeu a dar o quanto antes a licença ambiental. Para isso, R$ 36,5 milhões serão alocados, que é um dinheiro extra do PAC, do Governo Federal, além daquele dinheiro da reconstrução", disse Vieira.

O deputado petista Décio Lima, que foi inclusive cogitado para dirigir o porto, diz que o governo tem cumprido as metas da reconstrução. "Tudo que o Governo Federal se comprometeu sobre o Porto de Itajaí em decorrência da tragédia que destruiu dois berços, que obstruiu o canal, está realizando. Nós já fizemos uma dragagem de recuperação do canal, desobstruindo todas as áreas que impediam a entrada de navios. Já estamos executando a recuperação dos berços, e vamos agora mais do que isso, levar o canal para 14 metros e com isso tornar o porto viável no processo de disputa do mercado, que é competitivo, com os demais portos brasileiros, e da América Latina", diz.

O anúncio oficial dos investimentos foi na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle, na terça-feira passada, na Câmara dos Deputados

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