MDIC deve lançar em julho a Balança dos portos
Até julho, o MDIC, que semanalmente divulga os resultados da balança comercial, deve trazer mais uma novidade, trata-se da balança dos portos, que passará a divulgar, do ponto de vista dos complexos portuários, o que sai e entra no País pelos portos brasileiros. “Esta medida, que vai apontar a origem e o destinos das cargas, mostrará, ainda, referências para uma análise e formulação de políticas públicas neste âmbito.
Na prática, será possível verificar o posicionamento do parque produtivo brasileiro, isto é, saberemos onde ocorre a produção, de onde ela sai, para onde ela vai, como é escoada, porque utiliza determinado modal e se há congestionamento em determinados portos, o que nos dará um panorama mais amplo e transparente”, explica André Favero, diretor do Denoc (Departamento de Normas e Competitividade no Comércio Exterior) da Secex (Secretaria de Comércio Exterior), do MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior). Segundo ele, a balança dos portos só foi possível, pois houve um diálogo entre a Secex e a SEP (Secretaria dos Portos).
Uma das frentes do denoc, inclusive, é promover o diálogo e interação dos órgãos intervenientes do Comércio exterior brasileiro. Por conta disso, André Fávero explica que o departamento opera em várias frentes, em temas diferentes, mas complementares, principalmente: normas SECEX, com destaque para a consolidação das portarias sobre tratamento administrativo do comércio exterior; financiamento às exportações; logística de comércio exterior; facilitação de comércio; desoneração fiscal, entre outros.
“O Brasil é a bola da vez, mas nossa infraestrutura logística e de sistemas tem de ser melhorada”, diz. Criado em 2010, no âmbito das mudanças da estrutura regimental do MDIC, coube ao DENOC atuar em várias frentes, mas focando em um mesmo objetivo estratégico: melhorar a competitividade do produto brasileiro no comércio internacional.