Notícias


Nicarágua aprova construção de canal paralelo ao Canal do Panamá

O Congresso da Nicarágua aprovou uma lei para viabilizar a construção de um canal interoceânico com um investimento cotado em US$ 3 bilhões. A iniciativa, aprovada por 85 dos 91 deputados da Nicarágua, estabelece o regime jurídico para a construção da obra, que o governo propõe abrir por qualquer uma das seis rotas possíveis com mais de 200 quilômetros de extensão.

A lei também prevê a criação de uma Autoridade do Grande Canal, que integrará uma junta diretiva de seis membros nomeados pelo presidente e ratificados pelo Parlamento do país. A previsão é que as obras de construção durem cerca de 10 anos, gerando cerca de 600 mil postos de trabalho. A entidade terá autonomia funcional e administrativa para gerar fundos e firmar parcerias com empresas interessadas. O Estado da Nicaraguá será dono de 51% das ações do canal e o resto será confiado nas mãos da companhia que financiar a obra.

A iniciativa foi recebida, no país, como um “sonho histórico” que se tornará realidade: “Somos uma economia pequena, mas nenhuma grande obra, como essa, teve início sem que primeiro fosse um sonho. Agora podemos tornar esse sonho realidade”, afirmou Xochilt Ocampo, deputada nicaragüense.

  •   Av. Coronel Eugenio Muller, 383 - Centro, Itajaí - SC
  •   (47) 3241-9100 | (47) 98805-3702
  • ogmo@ogmoitajai.com.br