Exportação de milho por Paranaguá dobra no primeiro semestre
Previsão é de safra recorde no estado do Paraná.
De acordo com dados do departamento de estatística da Appa (Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina), a exportação de commodities pelo Porto de Paranaguá, no primeiro semestre deste ano, foi o dobro do que o número registrado no mesmo período no ano passado, chegando a 868 mil toneladas ante 440 mil toneladas em 2011.
“Os números nacionais apontam um volume de dezessete milhões de toneladas de milho para exportação, até o final do ano. Desse total, cinco milhões devem vir a Paranaguá. É um volume grande; cem por cento a mais do que o Porto exportou no ano passado”, afirma Lourenço Fregonese, diretor empresarial da Appa.
Segundo o MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio), o país já exportou mais de 1,8 milhão de toneladas de milho só em 2011, e quase 135 mil toneladas apenas no mês de junho. A colheita da segunda safra de milho começou em maio, seguiu em junho, se intensifica em julho, mas tem picos em agosto e setembro.
Fregonese ressalta que exportadores e produtores que pretendem operar pelo porto paranaense não devem enfrentar problemas: “Nós faremos o possível para atender toda a demanda. Considerando o desempenho que tivemos com a soja, apesar de toda a chuva do primeiro semestre, eu digo aos produtores: podem ficar tranquilos que o Porto de Paranaguá vai dar conta”, afirma.