Notícias


Nova linha de contêineres no Porto de Imbituba acelera dragagem

A partir de 30 de agosto o Porto de Imbituba, em Santa Catarina, terá a primeira escala do novo serviço semanal, denominado Samba, da Maersk, para o norte da Europa. A atracação do navio Maersk Laguna exige profundidade de 12,5m, o que levou a Santos Brasil, arrendatária do Terminal de Contêineres e a Companhia Docas de Imbituba, administradora do Porto, a realizarem uma dragagem emergencial para obtenção deste calado.

A dragagem está sendo feita pela empresa Dragabras, com a draga Orweel, de 3500m³. O descarte marítimo do material retirado do fundo do mar está sendo feito em área especifica e de acordo com a exigência da LAO ( Licença Ambiental de Operação) para dragagem vigente para o Porto de Imbituba. Os trabalhos removerão apenas 300 mil m³, com previsão de serem executados em até quatro semanas.

O Plano de Monitoramento da Baleia Franca está sendo realizado com a presença de técnicos do Projeto Baleia Franca atuando como observador de bordo na draga. Para Jeziel Pamato, administrador do porto, a nova linha é uma conquista que poderá ter grande significado para o desenvolvimento do porto e da sua região de influência: “Esta linha para o norte da Europa é mais uma opção para toda a indústria regional, que ganha mais um destino específico para importação e exportação, além de alternativas de conexão para diversos outros destinos. O Porto de Imbituba contribui de forma decisiva inclusive para atrair novos empreendimentos para o sul catarinense, além de incrementar a criação de novos postos de trabalho em toda a cadeia de serviços portuários”, afirma.

  •   Av. Coronel Eugenio Muller, 383 - Centro, Itajaí - SC
  •   (47) 3241-9100 | (47) 98805-3702
  • ogmo@ogmoitajai.com.br