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Contraponto

O que diz o ministro da Secretaria Especial dos Portos, Pedro Brito:

O ministro dos Portos, Pedro Brito, manifestou ontem, por meio da assessoria de imprensa, que as barcaças do consórcio TSCC estão partindo porque a fase de remoção de entulhos está sendo encerrada para o início da reconstrução do cais. A SEP negou que haja problemas no repasse de recursos às empresas, informando que o pagamento é feito à medida em que são apresentados resultados em cada etapa. Brito irá se manifestar novamente sobre o assunto assim que houver uma decisão sobre o pedido de alterações no projeto da obra.

Cronograma para reconstrução

- 24 de novembro de 2008: o Porto de Itajaí perdeu dois berços de atracação e parte do cais, durante a enchente.

- 26 de novembro: o presidente Lula anunciou a Medida Provisória 448, com R$ 350 milhões para o porto.

- 15 de janeiro: o Consórcio TSCC venceu a concorrência da Secretaria Especial de Portos (SEP) para a reconstrução do cais e dos dois berços de atracação para navios, por R$ 171,8 milhões. O consórcio Construter/Topázio foi escolhido para a recuperação do pátio, por R$ 28 milhões.

- 17 de fevereiro: a SEP assinou ordem de serviço para começar as obras, prevendo o término em seis meses. As atividades de remoção de escombros começaram no mesmo dia.

- Abril: o consórcio TSCC encaminhou um pedido de alteração no projeto. Entre as alterações estão o aumento da profundidade das estacas de solo de 35 metros para 50 metros e o alargamento da área de cais de 18 metros para 35 metros. A empresa alegou que só terminaria a obra mediante a aprovação das mudanças.

- 26 de junho: o presidente Lula declarou decepção com a burocracia nas obras públicas e disse que esperava estar inaugurando a reconstrução do porto de Itajaí

- 1º de julho: o governador Luiz Henrique da Silveira foi a Brasília para uma reunião com o ministro dos Portos, a fim de discutir os impasses existentes na reconstrução. Mas o encontro apenas resultou no plano futuro de aprofundar a dragagem do rio até 14 metros.

o ministro dos Portos, Pedro Brito, afirmou que as obras estão dentro do cronograma previsto.

- Ontem: o consórcio TSCC confirmou que a força de trabalho está sendo desmobilizada, enquanto aguarda definição sobre as mudanças solicitadas no projeto. O consórcio também alega que o governo federal está em débito com as empresas.

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