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Projeto do novo terminal da BTP foi tema de encontro no Comus

“Nossa meta é giro, o que nos obriga a ser eficientes”. Essa foi uma das declarações de Alan Lear, diretor comercial da BTP (Brasil Terminal Portuário) em reunião realizada no Comus (Comitê dos Usuários dos Portos e Aeroportos do Estado de São Paulo).

O evento que tinha como objetivo analisar e discutir o Projeto do Terminal de Contêineres da empresa serviu para que fossem discutidos detalhes do novo empreendimento que contará com um investimento de 1,8 bilhão, onde 20% foram destinados a descontaminação da área onde está sendo construído o terminal.

Localizado na região da Alemoa, em Santos, o local foi usado por mais de cinqüenta anos para descarte de resíduos do porto e apesar disso o projeto foi muito elogiado por todos que estavam presentes no evento. “O local onde estão sendo feitas as obras foi um depósito de lixo por um bom tempo em Santos.

O trabalho que vocês estão fazendo é faraônico e digno de muitos aplausos. É uma magnífica obra”, elogia José Roberto Melo, do Sindamar (Sindicato das Agências de Navegação Marítima do Estado de São Paulo).

Um dos pontos muito citados na apresentação é a questão do agendamento. “O sistema de agendamento é muito importante não apenas para o terminal, mas também para o transportador, pois faz com que ele consiga programar outras viagens. A ideia é fazer um giro e não ganhar na armazenagem”, afirma Alan Lear.

Ainda sobre esta questão, o diretor da BTP declara: “A ideia é que quando o caminhão chegar ao terminal já esteja tudo pronto para carregar a carga”.

De acordo com a BTP, o projeto é conduzido no sentido de tornar o terminal um dos mais modernos do mundo, oferecendo serviços de padrão internacional, aproveitando todos os fatores competitivos proporcionados pelo Porto de Santos.

Ainda respondendo à questão de metas, além do giro, Alan destaca a atividade nos gates. “Estamos com uma meta para os gates de 60 minutos, tanto para o gate de saída como o de entrada”, conta Lear.

Até março devem começar os trabalhos no local. “O início das operações do terminal está previsto para o primeiro trimestre de 2013”, afirma o diretor da BTP.

Nesta primeira fase, deverão ser movimentados 1,2 milhão de contêineres e 1,4 milhão de toneladas de granéis líquidos.

 

 

 

 

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