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Complexo Portuário do Itajaí-açu é a porta de entrada dos veículos

A previsão inicial é que 800 automóveis sejam desembarcados até novembro deste ano. Já no prazo de 20 meses a trade responsável pelas importações projeta o desembarque de 1.2 mil veículos por mês.

O Complexo Portuário do Rio Itajaí-açu inicia na primeira semana de agosto as importações de veículos da marca chinesa Effa Motors, com a chegada de dois carregamentos [um com 99 veículos e outro com 84 veículos] nos portos de Itajaí e Navegantes. São automóveis dos modelos M100, ULC-Minivan, ULC Furgão e ULC-Picape, que anteriormente eram desembarcados no porto de Montevidéu e entravam no Brasil via rodoviária, que agora terão no Complexo Portuário a porta de entrada para o mercado brasileiro. As importações serão feitas pela Tek Trade International Ltda., de Balneário Camboriú, que já tem programados os desembarques de mais 800 automóveis até novembro deste ano.

Em Itajaí os veículos [transportados em contêineres] serão desembarcados e transferidos para área alfandegada, onde serão revisados, receberão os equipamentos exigidos pelas leis do Brasil e nacionalizados. Depois os carros seguem para as 19 concessionárias e representantes da Effa Motors em todo o Brasil. A empresa espera movimentar cerca de R$ 10 milhões por mês com esta operação.

O diretor do Grupo R&G, responsável pelo comércio dos veículos da Effa Motors no Sul do Brasil, Rodrigo Ribas Gonçalves, informa que o volume de importações deverá ser mantido por três meses, passando para 115 veículos por semana a partir de novembro deste ano. A montadora chinesa atua no Brasil desde o fim de 2007, porém, seus veículos eram desembarcados no porto de Montevidéu e cerca de 800 automóveis ingressaram no país via rodoviária entre os meses de dezembro de 2007 e julho de 2008. Segundo Gonçalves, as operações foram transferidas para Itajaí pelas vantagens logísticas, competitivas e custos reduzidos com relação ao porto uruguaio e aos demais portos brasileiros. O superintendente do Porto de Itajaí Antônio Ayres dos Santos Júnior comemora a retomada das importações de automóveis pelo Porto de Itajaí e diz que essas operações serão muito importantes no processo de retomada pelo qual passa o Complexo Portuário do Rio Itajaí-açu. “A escolha de Itajaí pela montadora para a importação e nacionalização de seus automóveis comprova que as condições operacionais foram restabelecidas e que nosso complexo já apresenta condições de operar qualquer tipo de carga”, acrescenta o superintendente.

Boas expectativas – O diretor da Tek Trade International, Rogério Marins, informa que, além das importações da Effa Motors programadas para este ano, em 2010 a empresa planeja importar mais 10 mil veículos e, no prazo de 20 meses, atingir a média de 1,2 mil veículos/mês. “Além da Effa, já estamos em negociações com outras montadoras asiáticas para trazermos também para Itajaí e Navegantes as importações que até então são feitas pelo Porto de Vitória”, informa Marins. O executivo garante que as vantagens competitivas e logísticas do Complexo Portuário, e as vantagens fiscais oferecidas pelo Governo do Estado, a exemplo da significativa redução nas alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), podem transformar a região em um grande pólo importador de automóveis.

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