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Grupo que pagou propina hoje é da CR Almeida

Operação Porto Seguro, da PF, começou quando o auditor Cyonil Borges, do TCU, confessou ter recebido R$ 100 mil para fazer um parecer para o terminal portuário Tecondi, que atualmente pertence à EcoRodovias, do grupo paranaense CR Almeida.

A Operação Porto Seguro, que atingiu a ex-secretária de Lula, Rosemary Noronha, já chegou aos integrantes de uma quadrilha que vendia pareceres de órgãos ligados ao governo federal.

Mas e quem comprou? Foi o grupo Tecondi, que encomendou parecer ao auditor Cyonil Borges, delator do esquema, para operar contêineres numa área proibida por lei.

Recentemente, a empresa foi comprada pela EcoRodovias, do grupo CR Almeida, fundado pelo empreiteiro paranaense Cecílio do Rego Almeida.

Abaixo, perfil do grupo Tecondi:

O TECONDI – Terminal para Contêineres da Margem Direita S./A. é uma empresa brasileira que, desde outubro de 2000, realiza operações portuárias e também o manuseio e a armazenagem de cargas de importação e exportação, com terminal próprio no Porto de Santos, nos termos da licitação 06/97 da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp).

Sua localização na entrada da área de operações do porto é privilegiada.

Fica próximo ao centro de negócios da cidade de Santos, da Alfândega, das agências marítimas e com acesso fácil ao complexo rodoviário Anchieta-Imigrantes.

Sua ligação direta (1.150 m de ramais férreos) às linhas ferroviárias permite o escoamento mais rápido e seguro das cargas operadas.

O TECONDI totaliza 150.000 m2 de área, com três berços privativos de atracação e mais três berços públicos contíguos, onde são utilizados os mais modernos guindastes portuários.

Isso nos dá condições de realizar operações de navios com excelentes taxas de produtividade no embarque e desembarque de contêineres, com capacidade para movimentar até 700.000 TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) por ano.

Possui 6.750 m2 de armazéns para abrigar cargas, os mais avançados dispositivos de segurança com circuito fechado de televisão, instalações com hidrantes e brigada para enfrentar qualquer tipo de emergência.

Em 12 anos de operação, 325 milhões foram empregados no terminal em obras civis, tecnologias e equipamentos utilizados em suas instalações.

Atualmente, o Market share do TECONDI no Porto de Santos está em torno de 17%.

ATENDIMENTO DIFERENCIADO –

O investimento na profissionalização de uma equipe afinada de 1.300 colaboradores diretos e mais de 4.000 colaboradores indiretos também se traduz na excelência dos serviços prestados.

Trata-se de um time de profissionais, que cresceu 35% desde 2010, seriamente comprometido em atender as necessidades próprias de cada um de nossos clientes.

Em resumo, procuramos agregar valor aos nossos serviços e oferecer, ao dono da carga, facilidade e flexibilidade de movimentação, unitização e desunitização de cargas.

Justamente por isso, o TECONDI apresentou em 2009 o melhor índice em termos de consignação média por berço – 732 contêineres por navio –, entre os principais terminais do País, de acordo com o Ilos Instituto de Logística e Supply Chain, ficando bem acima do segundo maior valor, de 595 contêineres.

DIVERSIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS –

O TECONDI atua em sinergia com a TERMARES (Terminais Marítimos Especializados) na operação dos terminais, na racionalização dos processos e uso de equipamentos e na maior diversificação à oferta de serviços aos clientes das duas empresas associadas.

Em 2006, metade das ações da TERMARES foi adquirida por um dos sócios proprietários do TECONDI, fazendo com que ambas as empresas tivessem a mesma composição societária.

Em 2012, o grupo EcoRodovias adquiriu 100% das ações das empresas associadas Tecondi, Termares e Termlog

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