Notícias


Regulação nos portos será importante em cenário atrativo para empresários

Conforme mostra a repórter Caroline Aguiar, que acompanhou o anúncio do programa de investimentos para os portos brasileiros, realizado nesta quinta (06), em Brasília, os principais empresários do País estão ansiosos pelas oportunidades de empreender que surgirão na atividade portuária. Desde o início da elaboração do programa, a presidenta Dilma Rousseff deixou claro que uma das principais intenções era facilitar a participação da iniciativa privada no sistema portuário e reduzir a burocracia para a realização de obras importantes para a economia brasileira.

O empresário Eike Batista, que deixou o primeiro posto entre os homens mais ricos do País, já ensaia até retomar o projeto de instalação do Porto Brasil, em Peruíbe, no litoral paulista, derrubado devido aos inúmeros entraves ambientais, como relatou com riqueza de informações o Portogente.

Uma das principais alterações nas regras portuárias é o fim da diferenciação entre carga própria e de terceiros, aumentando a possibilidade de instalação de portos privativos.

Por sua vez, Jorge Gerdau comemora ver o programa incorporar muitas das suas sugestões. Ele foi figura presente nas conversas relativas à elaboração do pacote de portos, um dos poucos empresários atendidos de forma permanente por Dilma. Gerdau foi até convocado pela presidenta para pressionar ministros a desemperrar a máquina pública.

Diante desse cenário, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) terá papel importante na regulação dos projetos portuários. Para isso, precisa sair do atual estado de inércia. E ainda preocupa a sua situação política, já que corre risco ficar acéfala em 2013 se o Governo Federal não indicar, finalmente, um segundo diretor, já que o mandato de Tiago Lima terminará em fevereiro .

  •   Av. Coronel Eugenio Muller, 383 - Centro, Itajaí - SC
  •   (47) 3241-9100 | (47) 98805-3702
  • ogmo@ogmoitajai.com.br