Quem é César Borges, novo ministro dos Transportes pelo PR
A barganha política alinhada pelo Governo Federal voltou a deixar de lado a eficiência e devolveu o Ministério dos Transportes ao feudo do PT.
Na noite desta segunda (01), Dilma Rousseff anunciou que César Borges, do PR da Bahia, substituirá Paulo Sérgio Passos no comando da pasta.
Muitos se perguntam quem é César Borges no meio político. Engenheiro civil, ele iniciou a carreira pelas mãos da família Magalhães, no extinto PFL. Foi governador pela Bahia na gestão de 1998 a 2002. m 2007, após a morte de ACM, Borges filiou-se ao PR e aderiu à base de apoio ao então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em 2010, Borges perdeu a eleição para o Senado; acabou recebendo a vice-presidência de Governo do Banco do Brasil como uma espécie de prêmio de consolação, cargo que ocupava até este momento.
Na Bahia, o PR é dividido em algumas correntes políticas. A presidência da Companhia Docas do Estado da Bahia (Codeba), por exemplo, passou por disputa politica entre essas dissidências. Em 2009, o atual diretor-presidente da Codeba, José Muniz Rebouças, foi indicado pela aliança do deputado pelo PR, José Carlos Araújo, e outros políticos do Partido com o PT do governador Jacques Wagner.
No setor dos transportes, César Borges foi grande defensor, em 2008, da ligação por trilhos entre o litoral baiano ao Oceano Pacífico, parte da Ferrovia Oeste-Leste, que sofreu com muitos atrasos e deverá o primeiro trecho concluído até junho de 2014 (de Caetité e Ilhéus).
Outra grande linha de defesa de Borges junto ao Governo Federal foi o PAC do Cacau, que pouco surtiu resultados em prol da economia baiana.