Disputa pelo traçado da Ferrovia do Frango
Empresários de Santa Catarina estão disputando, num verdadeiro cabo de guerra, o traçado da chamada Ferrovia do Frango, uma das mercadorias mais exportadas pelo estado.
Os representantes do Vale do Itajaí pleiteam que a linha férrea passe pelo local para que a carga seja embarcada pelos portos de Itajaí e Navegantes.
Já os empresários do norte catarinense batalham para que a ferrovia passe por aquela região e seja enviada ao exterior pelos portos de São Francisco do Sul e Itapoá.
Foto: Glaicon Covre / Agencia RBS
Ideia inicial da EPL é utilizar a ferrovia atual entre Mafra e São
Francisco e modernizá-la, transformando em Ferrovia do Frango
Um dos momentos decisivos para a decisão desse embate está previsto para 15 de março, quando o Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Bernardo Figueiredo, visitará o estado e participará de reunião na Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc).
A EPL recebeu como incumbência da presidenta Dilma Rousseff planejar e definir toda a política de transportes no País.
Em entrevista à Rádio Nereu Ramos, em Santa Catarina, o deputado e ex-governador Esperidião Amin disse que a ferrovia não passaria pelo Vale do Itajaí. O motivo seria o alto custo da obra.
Segundo já declarou Figueiredo, a ideia preliminar da EPL é mesmo utilizar a estrutura existente da ferrovia entre Mafra e São Francisco do Sul, modernizando-a. Assim, o empresariado do Vale do Itajaí precisa correr atrás do prejuízo.