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A "Grande Mentira"

Man ging dabei von dem sehr richtigen Grundsätze aus, daß in der Größe der Lüge immer ein gewisser Faktor des Geglaubtwerdens liegt (...). Adolf Hitler.

A campanha do Centro Nacional de Navegação Transatlântica contra os preços das praticagens brasileiras, preços estes "exuberantes" para o diretor-executivo da entidade, Elias Gedeon, demonstra quanto fascínio a técnica da "Grande Mentira" pode exercer sobre envolvidos em uma situação de crise.

A "Grande Mentira" é uma ferramenta de propaganda identificada por Hitler em seu livro Mein Kampf ("Minha Luta"), de 1925, e pode ser expressa, em termos simplificados, assim: é mais fácil tornar crível uma mentira grande do que uma pequena, porque poucos acreditariam que um ser humano poderia manipular a verdade de forma tão "colossal".

Hitler avisa que persistência e simplicidade são condições fundamentais ao sucesso da "Grande Mentira". E é exatamente isto que o Centronave tem feito ao longo do tempo: oferecer repetidamente à patuleia uma versão convenientemente editada da verdade, na qual a praticagem é um arcaísmo que obstaculiza a felicidade geral...

Insistem, por exemplo, em que a praticagem brasileira representa mais de 50% dos custos portuários.

Uma linha, duas manipulações dos fatos -- pelo menos.

. Por: Alexandre Gonçalves da Rocha, pós-graduado em Seguros Marítimos pela World Maritime University (Suécia), Bacharel em Ciências Naúticas pelo Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Brasil), membro do The Nautical Institute (Reino Unido), Society of Naval Architects and Marine Engineers (EUA) e da PIANC – The World Association for Waterborne Transport Infrastructure (Bélgica). O autor também é diretor-presidente da Itajaí Práticos (www.itajaipraticos.com.br).

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