Indústria de Santa Catarina apresenta Plano de Mobilidade em Itajaí e Blumenau
A Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) promoverá seminários regionais para apresentar a primeira etapa do Plano de Mobilidade que a instituição está elaborando.
O objetivo é melhorar a eficiência do transporte de cargas e pessoas no estado. As regiões que mais sofrem neste sentido são a capital Florianópolis e, especialmente, os fortes polos econômicos de Itajaí e Blumenau.
Na primeira fase, o foco é o litoral catarinense. Mais tarde, serão incluídas as demais regiões.
O litoral concentra os maiores gargalos de mobilidade.
São 4 milhões de habitantes, 1,3 milhão de trabalhadores e 126 mil estabelecimentos. Nos próximos anos, a previsão é de aumento da população, da movimentação de cargas e de passageiros, da corrente de comércio internacional e do consumo interno, além do crescimento das atividades da indústria, do setor de serviços, turismo e de petróleo e gás.
Essa perspectiva de crescimento vai sobrecarregar ainda mais a infraestrutura no eixo litorâneo.
Os seminários têm o objetivo de obter do setor industrial e dos usuários das áreas de influência do eixo litorâneo informações sobre as dificuldades que comprometem o transporte de passageiros e de cargas, assim como sugestões de intervenções para posteriormente construir um documento propositivo para a melhoria da mobilidade.