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COMUNICADO

A Superintendência do Porto de Itajaí comunica que recebeu no dia 23/10/2013, cópia do oficio nº 1077/DelItajai – MB, da Delegacia da Capitania dos Portos em Itajaí, de 22 de Outubro de 2013,  em resposta ao Ofício nº 200/2013 –Itajaí & Navegantes Pilots, de 17/10/2013,  com as recomendações para revisão dos parâmetros de operação portuária no Complexo Portuário de Itajaí, baseados nas últimas Plantas  Batimétricas encaminhadas  pela Diretoria Técnica do Porto de Itajaí, através  do  Ofício nº 502/2013/DITEC, de 15 de outubro de 2103,  conforme segue:

I – Profundidade dos canais e bacia de evolução:

a) canal externo (compreendido entre as boias 1 e 2 até o farolete 10 : profundidade de 12,70 m, aplicando a FAQ (folga abaixo da quilha) de 15% do calado do navio;

b)Trecho do canal interno (compreendido do farolete 10 até o ferry-boat) : profundidade de 11,40 m, aplicando a FAQ de 10% do calado do navio;

c)Trecho da  bacia de evolução (compreendida após a estação do Ferry Boat até o final dos berços de atracação) : profundidade de 11,40 m aplicando a FAQ de 0,60m.

II – Profundidade dos berços dos terminais APM Terminals, Porto Público e Terminal Portonave

a)    Berço 1 (APM):                6,50 m

b)    Berço 2 (APM):              12,00 m  

c)     Berço 3 (Porto Público): 11,40 m

d)    Berço 4 (Porto Público):   8,30 m

e)     Berço 1 (Portonave):       11,50 m

f)      Berço 2 (Portonave):       10,40 m

g)    Berço 3 (Portonave):         9,60 m

III -  Formula para cálculo do CMO (calado máximo operacional) para o Porto de Itajaí e Terminal Navegantes:

CMO = MPOC + Hmaré – FAQ

Onde:

 

CMO = Calado Máximo Operacional

MPOC = (Menor Profundidade Observada no canal ou bacia)

FAQ = Folga abaixo da quilha

Hmaré = Previsão da altura da Maré no Instante Considerado, retirada da Tábua de Marés editada pela Diretoria de Hidrografia e Navegação – DHN da Marinha do Brasil.

IV -  Permanecem em vigor os demais parâmetros de operação contidos na resolução nº 016/2012 de 02 de junho de 2012 desta Superintendência.

V – Os parâmetros acima tem caráter provisório com validade até novo levantamento batimétrico, que será objeto de nova avaliação por parte da Autoridade Portuária, sob coordenação da Autoridade Marítima, com a participação da Praticagem.

VI -  A  dragagem de manutenção continua  sendo executada com a draga “Catarina”   concentrando-se nas  áreas mais críticas  de acordo  com o plano de dragagem.

Às entidades de classe, solicitamos a gentileza de divulgar entre seus associados.

 

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