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Restrição a meganavio na China não é empecilho,diz diretor da Vale

O diretor executivo de Ferrosos e Estratégia da Vale, José Carlos Martins, afirmou esperar que, em algum momento, seja solucionada a proibição para que os navios de carga de 400 mil toneladas, os chamados Valemax, possam atracar na China.
 
Segundo ele, a decisão do Ministério de Transportes da China de que apenas navios com capacidade de até 250 mil toneladas podem atracar no país a partir de 1º de julho não altera a situação da Vale, já que os Valemax estavam proibidos de atracar desde janeiro de 2012.
 
- A questão dos navios em algum momento será resolvida, mas não vemos isso como empecilho para o comércio - disse Martins, ao participar do seminário "40 anos da Relação Brasil-China: fomentando uma parceria de longo prazo", promovido pelo Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri) e Câmara Brasil-China de Desenvolvimento Econômico (CBCDE).
 
Com parte do financiamento do Banco da China, a Vale investiu mais de US$ 2 bilhões para construir os Valemax.
 
Os navios reduzem em até US$ 7 o custo de logística para levar o minério de ferro até a China.
 
A Vale tem usado um terminal de transbordo nas Filipinas, aonde transfere o minério de ferro para embarcações menores, que levam a carga à China.
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