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Debate marítimo

André de Seixas criou, há algum tempo, o site de Usuários do Porto do Rio, que levantou diversos temas nevrálgicos, como limitação de aumentos de tarifas de terminais, melhoria da dragagem no Porto do Rio, pagamento exagerado de taxa de manuseio de cargas e necessidade de que os armadores estrangeiros, responsáveis por 100% do transporte de contêineres no país, sejam regulados pelo governo.

 

No dia 11 de agosto, será realizado, no Rio, o II Fórum Brasileiro dos Usuários de Portos (Usuportos), coordenado por Osvaldo Agripino, pós-doutor em transporte pela universidade americana de Harvard.

 

Em diversos estados já há conselhos de usuários e Seixas exorta os integrantes do setor marítimo a “saírem do armário” e participaram de debate franco sobre temas que ficaram intocados por décadas. “Agora é a hora. A omissão deve ser posta de lado”, diz.

 

O empresário Washington Barbeito vai defender sua tese de que uma ou mais empresas brasileiras devem ser criadas, para dar aos usuários a opção de disporem de armadores nacionais para seu transporte.

 

Barbeito garante que para isso não serão necessários subsídios, apenas corte de ônus exagerados que hoje afetam companhias do país em relação às estrangeiras.

 

O fórum é organizado por Portos & Navios. As informações são do Monitor Mercantil.

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