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Setor ferroviário poderá receber R$ 91 bilhões nos próximos 25 anos

O minério de ferro e a soja lideram o número de contêineres transportados pelo modal ferroviário no País.
 
De acordo com dados da CNT (Confederação Nacional do Transporte), de 2006 a 2012, o transporte de minério de ferro teve um crescimento de 29% na movimentação de cargas por ferrovia, seguido pela soja com 7,43%.
 
Este resultado refletiu positivamente nas fornecedoras do modal, que enxergaram uma oportunidade de oferecer ao setor ferroviário inovações em termos de composições, vagões, tanques e plataformas para contêineres.
 
Segundo Noberto Fabris, diretor corporativo das Empresas Randon, o sistema ferroviário está muito fundamentado no setor agrícola.
 
“Tivemos boas modificações no setor de cargas para grãos. A implantação de novas soluções proporcionou agilidade às operações. Descargas que levavam cerca de 26 minutos, passaram a ser feitas em no máximo três minutos”, acrescenta.
 
O Programa de Investimentos em Logística, do Governo Federal, é um exemplo, e prevê um novo modelo de concessão com 12 novos trechos ferroviários.
 
O programa também pretende realizar intervenções em 10 mil quilômetros de ferrovias com investimento estimado em R$ 91 bilhões no decorrer dos próximos 25 anos.
 
Segundo Fabris, a projeção de crescimento para a matriz do transporte está em torno de 25%.
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