Congresso discute segurança e saúde portuário
Entre os dias 13 e 16 de outubro, a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) recebe o 3º Congresso Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho Portuário e Aquaviário, em Itajaí.
O evento, realizado pela universidade, em parceria com a Fundacentro, a Secretaria de Inspeção do Trabalho e o Ministério do Trabalho, busca fomentar o diálogo sobre as medidas de controle de riscos adotadas pelos portos brasileiros.
A programação ocorre no Teatro Adelaide Konder, no Campus Itajaí.
Na abertura, dia 13, às 19h30min, está confirmada a presença do ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias.
O Congresso vai envolver trabalhadores portuários, aquaviários, operadores portuários, técnicos de segurança e saúde no trabalho, e profissionais das entidades públicas e privadas ligadas ao setor.
O evento terá diversas palestras, que vão abordar a aplicação das normas de segurança e saúde no trabalho portuário e aquaviário no Brasil, o panorama internacional da segurança e saúde no trabalho portuário, marítimo e fluvial, bem como, apresentar conhecimentos e experiências a partir da implantação das normas reguladoras (NR-29 e NR-30), seus desdobramentos e melhorias de trabalho no setor.
Serão apresentados 48 trabalhos, com destaque para os temas gestão em saúde e segurança no trabalho, ergonomia e educação.
A aplicação da NR-35 na área portuária e aquaviária também está entre os temas do evento, com a implementação dos requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura.
O Manual Técnico da NR-29 será lançado durante o Congresso e distribuído em mídia digital para os participantes.
Trata-se de um guia para implementar as medidas constantes na norma, voltadas para a segurança e saúde no trabalho portuário.