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Governo Federal anuncia medidas para escoamento da safra de grão 2014/2015

Os ministros da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, dos Transportes, Antonio Carlos Rodrigues, e a Secretaria de Portos, Edinho Araújo, apresentaram, ontem, terça-feira (13), em Brasília, ações estratégicas para viabilizar o escoamento da safra agrícola 2014/2015.

O objetivo é dar continuidade às ações adotadas para evitar congestionamentos de veículos no corredor de acesso ao Porto de Santos, além de melhorias na infraestrutura dos corredores multimodais do Arco Norte nos estados do Mato Grosso, Rondônia, Amazonas, Tocantins e Maranhão.

A produção da safra brasileira 2013/2014 foi de 193 milhões de toneladas.

Para 2014/2015, a expectativa é que esse número alcance 202 milhões de toneladas.

Foi o que revelou o 4º levantamento de grãos divulgado em 9 de janeiro pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

A ministra Kátia Abreu destacou que o complexo soja/farelo, que teve produção de 86 milhões de toneladas na safra 2014, tem uma previsão de 11% de aumento para 2015, com total de aproximadamente 96 milhões de toneladas.

Para viabilizar o escoamento, o ministro dos Portos, Edinho Araújo, anunciou, entre outras, duas estratégias para o Plano Safra 2015, com foco no Porto de Santos.

Uma delas é o aperfeiçoamento do sistema de agendamento de caminhões que acessam a instalação portuária.

Antes, o controle era feito manualmente. Agora, será automatizado. O sistema é denominado Portolog, ferramenta que faz parte do projeto “Cadeia Logística Portuária Inteligente” e que contemplará 12 portos públicos, sendo que Santos será o projeto-piloto.

Araújo disse, ainda, que o Porto de Santos contará com novo pátio neste ano.

“Esse pátio terá capacidade de movimentar 650 caminhões por dia, foi credenciado pela Codesp no segundo semestre de 2014 e está a 20 minutos do Porto de Santos”, destacou o ministro dos Portos.

Em relação ao Arco Norte, haverá incentivo à instalação de novos terminais de uso privado no Pará, com a alteração da poligonal de Vila do Conde; início da operação do Tegram, com capacidade de movimentação de 10 milhões de toneladas por ano; e oito novas instalações portuárias privadas e mais três em processo de autorização na Região Norte.

O Ministério dos Transportes realizará diversas ações.

Entre elas, melhorias na infraestrutura para utilização de corredores multimodais em seis estados (MT, RO, AM, PA, TO e MA); garantia de trafegabilidade na BR-163/MT/PA entre Sorriso/MT e Miritituba/PA, que já possui 809km pavimentados; continuidade das obras de pavimentação da BR- 163/PA e de duplicação da BR-163/364/MT; manutenção das demais rodovias do Arco Norte: BR-364/174/158; incentivo à multimodalidade no Arco Norte, com financiamento de 426 embarcações hidroviárias com recursos do Fundo da Marinha Mercante para operação nas Hidrovias do Madeira e do Tapajós-Teles Pires; e incentivo ao uso do modal ferroviário, com a duplicação da ferrovia entre Campinas e Santos (223km), que está 95,5% concluída. O término dessa obra está previsto para março de 2015.

Os ministros destacaram que as medidas para o escoamento da safra são resultado da ação integrada entre o Mapa, o Ministério dos Transportes, a SEP, com a participação do DNIT, ANTT, ANTAQ, EPL, Conab, Codesp, CNT e CNA.

O diretor-geral da ANTAQ, Mário Povia, que acompanhou a divulgação das ações estratégicas para viabilizar o escoamento da safra agrícola, ressaltou que a Agência fiscalizará para que os terminais cumpram as regras de agendamento dos caminhões que transportam grãos com destino ao Porto de Santos.

“Certamente, as medidas anunciadas irão melhorar ainda mais o escoamento da produção agrícola e a ANTAQ também trabalhará para que a logística brasileira seja cada vez mais eficiente”, apontou.

Em 2014, já com o agendamento, o ministro dos Portos destacou que houve minimização de filas de caminhões para acessar o Porto de Santos; redução do custo do frete em 7% em média, conforme informações dos terminais; melhoria na coordenação entre as autoridades envolvidas nas três esferas de governo; e melhoria da trafegabilidade urbana (Cubatão, Santos e Guarujá).

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